A 10 de setembro de 1756 foi fundada a, então, majestática Real Companhia Velha – e aos dias de hoje, com 268 anos, a mais antiga empresa e produtor de vinhos nacional. Há uma década, o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) atribuiu a esta data um novo “título”, o de Dia do Vinho do Porto. Para celebrar estas duas efemérides, na próxima terça-feira, a Real Companhia Velha vai brindar todos os clientes de 22 restaurantes com um copo de vinho do Porto. Privilegiando a cultura que tem na produção de tawnies de idade, o vinho do Porto eleito é o Quinta das Carvalhas Tawny 20 Anos.
Adega de São Nicolau (Porto); Brisa do Mar, do Hotel Quinta do Lago (Almancil, Loulé); Cafeína (Porto); Calça Curta (Castanheiro, Carrazeda de Ansiães); Casa da Companhia do Hotel Casa da Companhia (Porto); Castas e Pratos (Régua); Dom Sebastião (Lagos); Enoteca 17.56 (Vila Nova de Gaia); Gambrinus (Lisboa); JNcQUOI Avenida (Lisboa); Kabuki (Lisboa); Lisboa à Noite (Lisboa); Mar do Inferno (Cascais); Nogueiras (Porto); O Manel (Nogueira, Braga); O Restaurante Vale Abraão, do Hotel Six Senses Douro Valley (Samodães, Lamego); Oxalá (Ovar); Pequeno Mundo (Almancil, Lagos); Roda da Lage (Caldas de São Jorge, Santa Maria da Feira); Romando (Vila do Conde); Sancho (Lisboa) e Tasquinha da Linda (Viana do Castelo) são os restaurantes que integram a lista da primeira edição desta iniciativa da Real Companhia Velha.
Para brindar em grande a esta dupla efeméride, a Real Companhia Velha elegeu um vinho do Porto e um formato bastante especiais: Quinta das Carvalhas Porto Tawny 20 Anos, em garrafa de 5 litros. Um vinho com origem na mais emblemática propriedade da Companhia, situada no coração do Douro Vinhateiro, de frente para a vila do Pinhão, tem uma terroir de excelência para a produção de vinhos alta qualidade. A Quinta das Carvalhas é uma propriedade de grande beleza e espetacularidade, com uma posição predominante na encosta da margem esquerda do rio Douro, que se estende pelas encostas da margem direita do afluente rio Torto. As mais antigas referências escritas sobre esta Quinta remontam a 1759. Cotada com letra “A” – a classificação mais elevada – para a produção de vinho do Porto, desta Quinta nascem vinhos do Porto de grande caráter, a partir de vinhas espetaculares expostas sobre socalcos, onde a cultura da vinha está presente há vários séculos.
O Quinta das Carvalhas Porto Tawny 20 Anos representa a história e o saber fazer nos Vinhos do Porto “de idade”. A designação “20 Anos” refere-se a um vinho que resulta de um lote de vinhos do Porto rigorosamente selecionados e envelhecidos em cascos de carvalho, apresentando um carácter e uma idade média correspondente. Estes vinhos do Porto têm a particularidade de ser produzidos a partir de uvas de Vinhas Velhas e são envelhecidos nos melhores cascos de carvalho, também eles velhos, de forma a assegurar uma magnífica estrutura e um harmonioso bouquet de aromas finos e delicados. Representam a autenticidade de uma região capaz de produzir vinhos que duram décadas e até séculos! Na Quinta das Carvalhas, um terroir clássico para a produção de vinho do Porto, aliado a Vinhas Velhas de carisma verdadeiramente único são responsáveis por este vinho do Porto de enorme complexidade aromática e nobreza. No copo, mostra-se um vinho de tonalidade âmbar, com alguns reflexos aloirados, tão típicos do estilo. Enorme complexidade aromática, onde a madeira casa em perfeição com frutos secos, criando equilíbrio e nobreza. Muito rico no palato, com grande intensidade e elegância, terminando longo e muito persistente.