GiGi (Beach Pavillion)
Praia da Quinta do Lago – Algarve
Tel.- 964 045 178
Não fecha
Aberto das 10:00 ás 18:00
Bernardo Reino é um nome que diz muito pouco ou mesmo nada á maioria das pessoas. Mas se dissermos que ele é o Gigi, a maioria dos apreciadores de boa comida sabem bem quem é. Em 1984 abriu a garrafeira “Besainas Wine Shop”, em Lisboa, que teve grande sucesso. Mas logo em 1986 rumou ao Algarve e abriu o seu “Gigi”, na praia da Quinta do Lago. Que era pouco, mas do que um apoio de praia, em plena Ria Formosa. Mas que desde logo passou a ser uma referência na região, servindo marisco e peixe fresquíssimos de grande qualidade. E a clientela não deixou de aumentar, entre nacionais e estrangeiros, em busca não só da oferta gastronómica de qualidade, mas também do serviço comandado por este homem divertido, de fino humor e com um enorme bom gosto em tudo aquilo que faz.
Recentemente realizaram-se obras de modernização, mas o espaço mantém a sua tipicidade, envolvido pela paisagem fantástica da Ria Formosa.
E a comandar tudo, a figura imprescindível do Gigi, a espalhar simpatia e bom humor. Sempre com a sua música de fundo, sempre disposto a dar um conselho, a propor um petisco ou um prato mais elaborado. Logo de manhã lá vai ele, bem cedo, ao mercado de Quarteira, buscar mariscos e peixe fresco, do melhor que há. Matéria-prima que vai ser trabalhada com simplicidade, com algumas receitas exclusivas deste apaixonado por aquilo que faz. Os clientes assíduos, e são muitos, normalmente não escolhem, ele já sabe o que apreciam. A partir das 12:30 é um vai vem de gente que marcou mesa, a par dos que não tiveram esse cuidado e que por isso têm que esperar. Mas o serviço é de grande qualidade e todos hão de ser atendidos, que ali não se servem jantares e por isso a hora de almoço estende-se tarde fora. Um dos clientes mais assíduos e conhecidos é o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa que, depois dumas braçadas naquele mar, não dispensa a qualidade que o Gigi lhe coloca na mesa.
Todo o edificio é em madeira, com amplos alpendres a toda a volta e aquela paisagem natural e tranquila da Ria Formosa. O acesso a partir da Quinta do Lago á feito por um enorme pontão, também em madeira.
Recebidos pela simpatia do Gigi, que conhece bem todos os seus clientes habituais, e sentados á mesa, é difícil fazer escolhas. Por isso o melhor é entregarmo-nos nas mãos do Gigi que nos pode conduzir por uma viagem deliciosa por mariscos e peixes, tudo do dia e que incluem sempre coisas menos vulgares, mas que o nosso anfitrião conhece bem. E lá vêm percebes e ostras, gambas e navalheiras, mexilhões á espanhola e amêijoas á Bulhão Pato, camarão gigante grelhado com muito alho e uns fantásticos carabineiros salteados com molho delicioso. Mas também santolas, lagostas e lavagantes…
No peixe, tudo depende daquilo que o mar der todos os dias. Ovas de peixe com molho vinagrete, pescada, cherne, robalo do melhor que conheço, dourada, pregado, arrozinho de polvo, lulas, alhada de peixe e muitos outros que vão aparecendo e que ali são muito bem trabalhados. A carta de vinhos é limitada, pois o Gigi tem como princípio só ter vinhos cujos produtores são seus amigos…A cerveja, bem gelada, faz as delícias de muitos.
Depois é desfrutar o fim de tarde com aquela paisagem maravilhosa, plena de tranquilidade, a ouvir a música tranquila de António Carlos Jobim.