Rua Estrada Nacional, nº 310
Várzea Cova
4820-820 FAFE, PORTUGAL
Telefone: +351 253.509040
E-mail: marketing@vinhosnorte.com
A comemorar os seus 50 anos de existência, é uma empresa familiar sediada em Fafe, cujas vinhas estão concentradas em Terras de Basto, em Fafe e Ponte de Lima. Mas é na povoação de Várzea Cova, ainda pertencente a Fafe, que se encontra a adega.
Moderna, muito bem equipada, com todas as condições para produzir uma grande quantidade de vinhos, com enorme qualidade.
Dali saem por ano mais de 4 milhões de garrafas, que são também exportadas para vários locais do mundo, sendo o Brasil o mercado principal. A família Lima está ligada á produção de vinho há três gerações e apesar da enorme produção, mantém uma estrutura familiar muito simples, liderada pelo pai, Joaquim Lima, que é o patriarca da família, mas onde os três filhos têm papeis preponderantes: Graciete, a mais velha, responsável pelo mercado nacional, Vera, a do meio, responsável pela comunicação e pelos mercados externos e Vitor, o mais novo, responsável pela produção e pela área financeira. Mas, quando necessário, todos se entre ajudam, ouvindo sempre a opinião do pai, com a sua enorme experiência.
Com vinhas próprias em vários locais, incluindo uma curiosa vinha de castas tintas em Ponte de Lima, têm vindo a evoluir duma forma persistente na variedade e qualidade dos seus vinhos, que hoje incluem uma marca bem conhecida e amplamente premiada: “Miogo”.
Também fazem vinho verde tinto, sobretudo da casta Vinhão, que tem já clientela dedicada. Pelo São Martinho sai um verde tinto dessa casta que é engarrafado e colocado no mercado de imediato, simbolizando o vinho novo, como se chamava antigamente. Chama-se precisamente “São Martinho” e esgota num ápice!
No entanto são os brancos que dão grande nome á casa, numa sub-região de grande produção de castas brancas, com a Loureiro a comandar. Mas outras castas fazem vinhos de enorme qualidade, como é o caso da Avesso, a Azal e mesmo a Alvarinho. Esta última, embora plantada numa sub-região muito diferente de Monção e Melgaço, encontra ali solos, humidade e clima adequados, o que lhe permite evoluir muito bem e produzir belos vinhos.
A adega, de grandes dimensões, tem vindo a sofrer alterações, quer no investimento em modernas tecnologias, quer em espaço e sobretudo em capacidade de armazenagem. A marca “Miogo” começou por ser apenas espumante, mas recentemente começaram a engarrafar também vinho de mesa, também ele um vinho muito especial. O vinhos “Miogo” estão também disponíveis em garrafas magnum, seja o espumante, seja o vinho tranquilo. Mais uma vez com enorme sucesso, pois a qualidade destes vinhos não pára de subir, sendo cada vez mais apreciados.
Na data de comemoração dos 50 anos da empresa, um grupo de jornalistas e bloggers foi convidado a visitar a adega e a provar vários vinhos, alguns deles da mais recente colheita e mesmo um verde tinto que ainda não estava engarrafado. E que acompanhou muito bem uma tradicional sande de vitela assada, outro dos emblemas desta região, ali apresentadas e servidas por alguns elementos da Confraria da Vitela Assada de Fafe. Sempre com muito boa disposição, seguiu-se um almoço na aldeia do Pontido, para continuar a apreciar os belíssimos vinhos da casa.
Cantaram-se os parabéns e desejou-se que venham muito mais anos, sempre com bons vinhos.