Quinta de Tourais, 5100-424 Lamego
Telefone: 254 106 065
Foi num fim de manhã quente, muito quente, de final de Julho que me juntei a um grupo de provadores numa simpática visita á Quinta de Tourais, em Cambres, quase em frente á Régua. Embora já conhecesse muito bem este espaço, onde já estive várias vezes, é sempre bom rever pessoa conhecidas e verificar a evolução deste tipo de espaços. Neste caso também teria oportunidade de apreciar os vinhos mais recentes, e verificar a sua evolução, que é muito grande. Um espaço muito antigo, cheio de tradição, agora repartido pelos três irmãos, que ali vivem, explorando um pequeno turismo rural e as vinhas da quinta.
É uma produção vinícola quase liliputeana, pois de cada vinho produzem-se pequenas quantidades, por vezes mesmo apenas umas centenas de garrafas. O que torna estes vinhos muito apetecíveis, devido á sua enorme qualidade, mas também por alguns deles serem completamente fora da caixa. A que se juntam imagens muito originais em cada garrafa, quer nos Tourónio, quer nos Miura e sobretudo nos Lilipop.
A prova decorreu na adega, junto ao lagar de granito, onde as uvas são pisadas a pé, de forma tradicional. Foi um passeio delicioso por brancos, rosés e tintos, cada qual sua surpresa, boas surpresas. Mas a grande surpresa foi o Lilipop Branco Lúpulo, ao qual é adicionado lúpulo, uma completa novidade. E do qual se fazem apenas 400 garrafas. Um dos irmãos, o Fernando Coelho, é também o enólogo, criador destes vinhos fantásticos. O Lilipop Tinto 2018 é feito apenas com Tinto Cão e é delicioso, mas há somente 700 garrafas…O Miura Branco 2017 Curtimenta é preparado a partir de algumas das mais interessantes castas do Douro: Viosinho, Rabigato, Gouveio e Esgana Cão. Belo vinho, mas apenas 600 garrafas. Um vinho com Tinto Cão, Sousão e Alicante Bouschet no Baixo Corgo?! É verdade, é o Miura Tinto 2016 Grande Reserva e, vá lá, há 1.300 garrafas!
O vinho é delicioso. E podíamos continuar pelo resto dos vinhos deste pequeno produtor, sempre com surpresas mas com enorme qualidade e bom gosto. Seguiu-se um almoço, que ali também servem refeições e fazem serviços muito interessantes, por encomenda. Uma bola de sardinha de Lamego fantástica, tábua de enchidos e queijos, uma salada mista muito completa, com produtos da quinta e um prato tradicional da região, o joelho de porco assado no forno, na companhia dum gratinado de legumes delicioso. Os vinhos de Tourais estiveram sempre muito bem, e deram grande prazer.
Quinta de Tourais, um lugar para regressar em breve…