Foi mais uma apresentação de vinhos on-line, algo que, estou convencido, veio para ficar. A família Symington resolveu fazer algo ligeiramente diferente para apresentar dois vinhos do Porto Vintage, da mais recente colheita declarada, a de 2018. Assim, enviaram aos convidados a participar, dois vinhos Vintage de duas das suas marcas mais emblemáticas, o Vesúvio e o Dow’s Senhora da Ribeira, ambos do Douro Superior. Mas a novidade, para além destes dois Portos da colheita de 2018, foi que também enviaram garrafas de Vintage das mesmas duas marcas, mas da colheita de 1998. Ou seja, recebemos duas colheitas de cada vinho, com 20 anos de diferença. Desde logo um desafio muito interessante.
Os meus quatro vinhos foram provados em copos de vinho tinto, a uma temperatura de cerca de 14º centígrados.
Quinta do Vesúvio Vintage 2018
Até ao início de 2018 tinha havido cerca de 20 meses de seca, com chuva muito abaixo da média. No fim de Fevereiro começou a chover e não parou durante 4 meses, com precipitação por vezes 4 vezes superior á média. Com temperaturas baixas o abrolhamento foi tardio. Eram más perspectivas. No entanto Julho já foi quase sem chuva, a que se seguiu um Agosto muito quente, que chegou aos 46º centígrados no Vesúvio! Setembro continuou muito quente e as uvas recuperaram, o que permitiu que a vindima fosse antecipada para as datas normais. Houve bastante uniformidade nas quintas. No caso do Vesúvio a Touriga Nacional vem de vinhas mais altas, a Touriga Franca e a Alicante Bouschet estão mais baixas, mas as uvas são todas da quinta.
Este Vintage de 2018 apresenta aromas de plantas silvestres como a esteva, com notas ligeiramente mentoladas, de hortelã da ribeira, assim como figos, ameixas pretas e amoras, muito intenso. Na boca é uma explosão de frutos pretos bem maduros em contraste com uma acidez poderosa. Notas de chocolate preto, de café e de torrefação. E deliciosas notas terrosas e de cogumelos. Um vinho místico, algo austero mas ao mesmo tempo muito elegante. Que liga bem com queijos de pasta mole, por contraste, ou com bolo de chocolate, por analogia.
E ouve-se a poderosa música dos Rolling Stones a interpretar “Start Me Up”, num casamento perfeito.
PVP recomendado – 70€
Quinta do Vesúvio Vintage 1998
Foi muito interessante provar um Vintage feito de uvas originárias das mesmas vinhas do Vesúvio, mas já com 20 anos de vida…Está claramente na curva ascendente, com uma longa vida pela frente. No nariz apresenta ainda muita fruta, amoras, cerejas, ameixas, bastante frescura, e é mais perfumado. Com algumas notas de plantas silvestres á mistura. Na boca é volumoso, gordo, com óptima estrutura. Tem apontamentos de fruta madura, algum chocolate preto, em equilíbrio com uma bela acidez. Um vinho ainda com muita frescura, muito fino. Continua a ser um vinho poderoso, agora mais elegante e a dar imenso prazer beber. Já acompanhei umas perdizes estufadas com este Vintage, e que bem que esteve a harmonização.
Ouvir Brien Owens e Michael MacDonald interpretar a interpretar “A Change Is Gonna Come” é uma excelente escolha…
Dow’s Senhora da Ribeira Vintage 2018
A Senhora da Ribeira é uma propriedade na margem norte do Douro, com cerca de 22 hectares de vinha, quase em frente ao Vesúvio. Metade das vinhas são viradas a sul, a outra metade a nascente, e vão desde a beira do rio até aos 400 metros de altitude, protegidas pelo monte que vai até Carraseda de Ansiães. Ali há invernos muito frios e verões dum calor por vezes sufocante. A vindima de 2018 foi cerca de 10% inferior, também por causa desse calor. Este Vintage 2018 apresenta-se muito concentrado, quase opaco. No nariz tem aromas florais de violeta muito agradáveis, notas de frutos pretos, levemente mentolado, cheio de frescura. Na boca é poderoso, com muita complexidade, ainda com muitos frutos pretos, algum chocolate e leve apontamento de café. Algumas especiarias, pimenta preta, ainda um toque mentolado, com os taninos bem presentes e muito frescos. No bom estilo Dow’s é um vinho mais seco mas com uma acidez muito intensa e um final longo, delicioso.
Um Vintage moderno, que liga bem com sobremesas à base de chocolate e morangos, enquanto nos deliciamos com a música de George Gershwin – “Rapsody In Blue”
PVP recomendado – 60€
Dow´s Senhora da Ribeira Vintage 1998
1998 foi o ano em que a família Symington re-adquiriu a propriedade da Senhora da Ribeira, que tinha sido vendida a seguir á 2ª guerra mundial, em tempos difíceis, para injecção de capital na empresa. É por isso mesmo um ano muito especial, em que também produziram este Vintage muito especial. É no seu todo um vinho cheio de elegância, que começa na cor e segue nos aromas. Fragrâncias de violetas, especiarias, algumas plantas do monte, mas ainda alguma fruta preta, sobretudo amoras maduras. Na boca volta a sobressaír a elegância, levemente fumado, toque precioso de especiarias – pimenta preta e caril – mesmo notas leves de tabaco, mas ainda com alguma fruta preta, delicado, fino mas ao mesmo tempo concentrado. Um vinho que se vai descobrindo no copo, sempre a evoluir, com um longo e apelativo fim de boca. Para acompanhar sobremesas á base de frutos vermelho e pretos – amoras, mirtilos, framboesas.
E ouvir o quarteto do pianista Oscar Peterson a interpretar “You Look Good To Me”, assim mesmo…
Parabéns á família Symington por mais estas criações, vinhos extraordinários que vão dar imenso prazer a muitos consumidores e apreciadores por esse mundo for. A mim já me deram, e vão continuar a dar.