Teleférico, 4810-025 Guimarães
Telefone: 919 801 805
Fecha domingo à noite e quarta-feira
Está situado junto ao terminal do teleférico de Guimarães, e é um espaço amplo, num rés-do-chão airoso. Uma esplanada à entrada e uma outra na parte de trás, esta completamente coberta pelo próprio edifício, num espaço muito agradável e bem protegido da chuva. Entre as duas há uma sala mais pequena, mais recatada e outra mais ampla, a meio da qual há um balcão que dá para a cozinha. A Conceição e o Vitor, o casal proprietário deste restaurante, já lá trabalhavam em 2014, quando o anterior proprietário lhes passou o negócio. Hoje, ele está na cozinha entre tachos, temperos, molhos e texturas, a criar pratos deliciosos e a cozinhar alguns tradicionais, para satisfação dos clientes. Ela está nas salas, por todo o lado, a servir às mesas e a espalhar a sua simpatia e bom gosto. E a partilhar com todos o sorriso e uma gargalhada contagiante, que a todos dispõe bem.
O espaço é muito bem decorado, com modernidade, fotografias e alguns quadros pelas paredes, e com uma vasta gama de vinhos espalhada um pouco por todo o lado, que é uma das paixões do Vitor, mas que a Conceição sabe servir na perfeição. Mesas muito bem postas e uma grande variedade de loiças de belo efeito. Uma ementa bastante variada, com uma forte componente de entradas deliciosas. Antes de mais o pão estaladiço e broa de milho muito bons. Depois as entradas frias como a tábua de queijos e enchidos e o polvo vinagrete. Mas há também muitas entradas quentes: revueltos com setas e gambas, setas grelhadas ou estufadas, batatas à pobre, rojões, alheira de caça grelhada e vários outros. E há sempre uma óptima sopa. Nos pratos de peixe aparece um excelente arroz de tamboril com gambas, malandrinho e apaladado, uma bela posta de bacalhau com gambas e broa, bem regada de azeite, o polvo panado com arroz de grelos e umas curiosas e saborosas gambas à Braz, as gambas de boa qualidade, descascadas, as batatas aos palitos fininhos e pouco passadas, a cebola translúcida, muita salsa e o ovo bem ligado, um prato muito bem conseguido e um dos mais pedidos da casa. Também um excelente rosbife, carne de vaca do lombo tenra e muito saborosa, muito mal passada, com um molho bem ligado, azeite, molho inglês e alguns temperos. Na companhia de dois legumes salteados, arroz selvagem ou umas batatas á pobre, rodelas de batatas fritas, tiras de pimento, folhas de louro, salsa e ovos estrelados por cima, para desfazer. Uma beleza
Pode aparecer uma salada fresca com gambas ou uma vitela estufada ou mesmo um arroz de fumeiro a sério. E por encomenda, um excelente cabrito assado no forno, muito bem temperado, assado em forno de lenha em terrina de barro, com batatinha assada e, á parte, arroz de forno com os miúdos do cabrito. Mesmo muito bom!
No conjunto de sobremesas, a doçaria é toda feita na casa e é uma autêntica provocação.
Todos os dias da semana, ao almoço, há um menu executivo a 10€ – sopa, prato do dia, sobremesa, bebida e café. No final, vale a pena apanhar o teleférico e ir até á Penha para fazer a digestão…