É uma reserva de trutas inserida num parque de pesca, em Várzea Cova, entre Fafe e Celorico da Beira. Pode-se comprar trutas e até apreciá-las á mesa, num simpático restaurante, ali mesmo ao lado dos viveiros. A paisagem é soberba e transmite-nos uma tranquilidade incrível.
É até aconselhável dar uma volta a pé nas redondezas, antes de nos sentarmos á mesa. É um espaço muito simples, todo construído em madeira, com várias salas e várias salamandras para os rigores invernais. Muita luz a entrar por ali dentro e bastante conforto. As mesas são postas com simplicidade, em boa madeira, mas muito confortáveis.
Serviço muito simpático e eficiente, que nos pode também aconselhar o que podemos comer, duma ementa espartana, com pouca variedade, mas com imensa qualidade.
Pão regional e azeitonas bem temperadas para começar, belo presunto fininho e vários tipos de queijo. Na época os cogumelos selvagens da região salteados recomendam-se, são deliciosos e, claro, as trutas, pequenas, que podem ser só fritas ou de escabeche. Os pratos principais andam á volta da carne de vitela da região, que é excelente e tem grande tradição, aqui neste espaço muito bem servida.
Os nacos de vitela grelhados ainda vinham cheirar a fumo, carne muito saborosa e tenra, suculenta, só com sal. Acompanharam com batata frita ás rodelas muito crocante, saborosíssima.
Depois veio a vitela assada no forno, uma enorme tradição da região, em vários pedaços variados, mas com uma assadura perfeita, húmida por dentro e tostadinha por fora, muito bem temperada, regada com um molho espesso fantástico. As batatas, assadas juntamente com a carne, foram acompanhamento acertado.
Da mesma carne apresentam também um guisado e alguns bifes, todos recomendáveis.
Além da fruta da época há um belíssimo conjunto de doçaria, já com clientes fiéis.
O pior é sair dali…