Está na freguesia de Poiares, no concelho de Ponte de Lima e tem já uma grande tradição. Duma antiga tasca sempre a funcionar muito bem, apresenta-se hoje um restaurante mais confortável, desde que sofreu obras de modernização, mas onde as duas coisas mais importantes foram mantidas: a qualidade da comida e o serviço. Serviço que é muito simples, alegre e divertido, mas muito solícito, para nos proporcionar uma óptima refeição. A casa é toda de granito, airosa, com mesas de madeira simples mas bem postas, com toalhas de pano branco. Numa das paredes de granito está embutido o grande grelhador, sempre a crepitar e por onde passam as peças avantajadas de bacalhau ou de carne, que também é muito apreciada. Pão e broa deliciosos, azeitonas e óptimo chouriço assado na brasa para começar e preparar o palato. A esmagadora maioria dos clientes vão a este Afonso para comer bacalhau, mesmo aqueles que lá vão algumas vezes. E percebe-se porquê, pois o que nos colocam na mesa é excepcional.
Bacalhau assado em posta alta, demolhada no ponto, coberto de cebola crua e bastante alho, regada com grande quantidade de azeite de muito boa qualidade, acompanhado de batata cozida com a pele e grelos salteados. Pode pedir-se a parte do bacalhau da barbatana, para quem assim preferir, mas normalmente apresenta-se uma posta do lombo ou mesmo do cabeço, enorme, muito bem trabalhada na brasa de lenha. No prato, á pressão dos talheres, abre-se em lascas fartas, gordurosas, onde o azeite se entranha com facilidade, num conjunto delicioso. O bacalhau utilizado é de excelente qualidade, como não podia deixar de ser. Batatas muito saborosas, também bem regadas de azeite e grelos carnudos e suculentos, muito bem preparados. Como alternativa oferecem leitão assado e costeletão ou lombo de boi também sacrificados na brasa, impecavelmente trabalhados, no ponto certo de assadura, que podem ser acompanhados por arroz seco e batatas fritas também muito bons.
Rabanadas, cavacas e queijo com marmelada são algumas das possibilidade para fechar um grande repasto. Que pode ser acompanhado com alguns vinhos verdes brancos muito interessantes, embora os grandes apreciadores optem pelos verdes tintos, servidos tradicionalmente em malguinhas de louça. É o que eu bebo sempre que ali vou… Sair de lá é que é mais complicado!
O Afonso
Largo Terreiro de S.Roque, nº 51, Poiares, 4990-681 Ponte de Lima
Telef.-258 762 179