Estrada Nacional 1 118
Peneireiro, 3780-624 Aguim (Anadia)
Telefone: 231 518 025
Não fecha
É um dos grandes restaurantes da Mealhada que pertence a um produtor de vinhos da região, cujos espumantes são bastante conhecidos e apreciados. Está situado na rota dos restaurantes que servem leitão assado á moda da Bairrada, onde estão tantos outros, embora este seja dos mais antigos. E tem vindo a cimentar ao longo dos anos a qualidade que faz dele uma referência na região.
É mesmo á face da estrada, mas com enorme parque de estacionamento. Recebem-nos várias salas, ligadas entre si, e uma outra separada, de grandes dimensões, normalmente utilizada quando as outros estão cheias, o que, ao fim-de-semana, é normal acontecer.
Salas decoradas com simplicidade, muito confortáveis e cheias de luz natural, com amplas janelas a toda a volta. Serviço muito simpático e profissional, com muita clientela dedicada, mas onde todos são servidos da mesma maneira. O enorme balcão de serventia, que separa as salas principais da cozinha, é onde o leitãozinho assado é trinchado, pelas mãos de quem sabe, ali á nossa vista, acabado sair dos fornos. Acompanha com batata frita á inglesa, estaladiça, mas também pode vir batata frita aos palitos, loirinha e fofa por dentro. Ainda a salada verde e as rodelas de laranja, mais o molho apetitoso. Para quem preferir seguir a tradição, começa-se com umas iscas de fígado de leitão grelhadas, logo seguidas da sua cabidela, preparada com os miúdos do bicho e um pouco de sangue, com cubinhos de batata ou arroz. Vem então o leitão assado, na companhia de batata cozida com a pele. O pão da Bairrada não pode faltar, estaladiço e irresistível. O leitão é muito bem trinchado, aos quadradinhos, como deve ser e, a pedido, podem vir os pézinhos (eu peço sempre), que são deliciosos. Os fornos de lenha tradicionais estão na parte de trás do restaurante, onde os leitões, depois de temperados com rigor, vão assar lentamente. Quase no fim saem do forno para extrair o molho, e voltam lá para dentro para acabar de assar e ficarem estaladiços. É este rigor que proporciona um resultado excelente. Embora haja muitos outros pratos de multo boa qualidade, a maioria vai ali para comer o leitão, e nunca se arrepende. E para acompanhar esta iguaria a melhor bebida é, sem dúvida, o espumante bairradino.
Que nesta “Nova Casa” tem casa própria, pois o restaurante pertence ao produtor “Casa da Mata Fidalga”, cuja adega é nas traseiras do restaurante.
Alguns vinhos entre brancos e tintos de óptima qualidade, mas uma variedade de espumantes mutíssimo bons, alguns dos quais são propostos a preços muito interessantes. E até há uma simpática loja logo á entrada, onde se podem adquirir todos os vinhos desta casa bairradina.
Antes de pedir a conta, é vulgar eu pedir umas sandes de leitão, para apreciar em casa.
Ai! Não!!