Estrada das Sesmarias, 7960-909 Vila de Frades
Telefone: 284 441 618
Mail: info@quintadoquetzal.com
A família De Bruin, proprietária da Quinta do Quetzal, na Vidigueira, é também apaixonada por arte, de que é grande colecionadora. De tal forma que mantém uma belíssima galeria no edifício em frente á adega, onde também funciona a loja e o restaurante. Dali desfruta-se uma paisagem abrangente da planície alentejana, entre vinhas, sobreiros e olivais, a transmitir tranquilidade. Recentemente organizaram um evento para apresentação dos seus novos vinhos, naquele espaço delicioso.
O enólogo Rui Reguinga preparou dois vinhos muito especiais, a que decidiram dar o nome de “Quetzal Família Grande Reserva”, sendo um branco de 2014 e um tinto de 2013. Com a particularidade de serem engarrafados exclusivamente em garrafas Magnum (1,5l).
Para a apresentação destes vinhos – que passam a ser os topos de gama deste produtor – a família De Bruin convidou alguns jornalistas e amigos para participar na inauguração duma nova exposição na galeria de arte, a que deu o sugestivo título de “Wine and Art”. Num ambiente descontraído na sala do restaurante, os dois vinhos foram apresentados pelo jornalista e crítico Fernando Melo, com a ajuda do enólogo Rui Reguinga. Falaram das uvas e das castas, da ideia que presidiu á elaboração destes vinhos, da sua qualidade e do futuro dos vinhos do Quetzal.
E provaram-se os vinhos, pois claro.
No branco aparece o Antão Vaz em toda a sua essência – grande frescura, bela acidez, estrutura, muita mineralidade, quase salino. E sempre muita elegância.
O Vinho da Familia Grande Reserva Tinto 2013, que é composto por 40% Alicante Bouschet e 60% Syrha, apresentou-se cheio, intenso, muito fresco, com leves notas de fumo e frutos pretos. Muito boa acidez, envolvente, algo austero, volumoso, requintado mas com muita elegância. Um vinho exótico que já se bebe muito bem mas que vai certamente ganhar se o guardarmos mais algum tempo. Depois desta apresentação, que teve a companhia de dois apontamentos gastronómicos, preparados pelo chefe de cozinha residente, João Mourato, passamos á galeria de arte, para apreciar a sua dimensão e a qualidade das obras ali expostas. Seguidamente, no simpático páteo interior, foi servida uma refeição volante, com um bufete de frios e quentes muito bem apresentado, na companhia dos vinhos do Quetzal, entre brancos, rosés e tintos.
Esteve-se muito bem, na Quinta do Quetzal, naquele fim de tarde…