Alameda das Varandinhas, 43, 7160-267 Vila Viçosa
Telefone: 268 980 556
Não fecha
É um pequeno restaurante quase no centro de Vila Viçosa, a servir boa comida regional. Sala ampla, com muita madeira e decoração sóbria, alguns armários antigos a servir de apoio ao serviço e muitos vinhos expostos, na sua maioria alentejanos.
Mesas muito bem postas, com toalhas de pano branco e todos os utensílios necessários para apreciar uma boa refeição. Serviço simpático e competente, sempre apto a dar um conselho ou uma explicação. Para a mesa vem desde logo belo pão alentejano, em fatias grossas, e azeitonas britadas muito bem temperadas, com simplicidade, deliciosas, daquelas que não se param de comer.
Há sempre sopa de legumes, mas também sopas típicas do Alentejo, como a sopa de tomate com ovo escalfado, muito bem temperada, ou a mesma sopa de tomate com bacalhau, também a açorda alentejana com ovo escalfado e a açorda alentejana com bacalhau, estas bem temperadas com coentros e alho, para além do azeite, que neste Alentejo abunda e é sempre muito bom.
Também não pode faltar a sopa de cação, uma coisa muito séria e muito bem preparada, só por si uma refeição completa. O peixe não abunda por estas terras, e é o bacalhau o mais procurado, até porque se pode conservar por muito tempo e foi ganhando muita tradição. Para além de fazer parte de várias açordas, é o bacalhau dourado, noutras regiões conhecido por bacalhau á Braz, que é mais famoso, e neste Ouro Branco é muito bem trabalhado, juntamente com o bacalhau cozido com grão, bem azeitado, também muito bom.
Outro prato muito bem conseguido é o cação com amêijoas, delicioso.
Apesar de tudo os pratos de carne são mais procurados e nesta casa de bem comer têm uma boa variedade.
Mas no Alentejo é hábito começar por vários tipos de entradas, muitas vezes as mesmas utilizadas para a petisqueira que é grande tradição, quer em casa quer nas tascas, que ainda abundam por esta terra imensa. Aqui apresentam-se várias saladinhas: de ovas, de cogumelos, de pimentos, de polvo, de orelha de porco em vinagrete.
Também chouriço de porco alentejano, presunto beloteiro, queijinhos secos da região e farinheira cozida. Depois há fêveras de porco grelhadas, carne de porco á portuguesa, lombinhos de porco grelhados e secretos de porco também na grelha. Ainda bife da vazia grelhado ou na frigideira. Dos pratos de carne mais típicos aparece a entremeada de porco grelhada, iscas de porco á portuguesa, lombo de porco assado no forno, arroz de pato com laranja e as várias confeções de migas, pois claro: migas á alentejana com entrecosto frito, migas de favas com lombinhos, migas de espargos, que podem ser com lombinhos de porco grelhados ou com secretos de porco.
Na sobremesa, é escolher entre os vários tipos de queijo, entre secos e amanteigados e a muita doçaria conventual, que aqui no Alentejo é imbatível.
Os vinhos alentejanos cumprem sempre bem a sua função de acompanhar esta cozinha tradicional.
Depois é dar uma volta a pé por Vila Viçosa, carregada de história de Portugal…