A única produtora de queijos portuguesa com circuito completo de produção volta hoje a ser distinguida com o Prémio Sabor do Ano, representado a nível ibérico pela sociedade independente Global Quality Iberia.
Naquela que é a sua terceira participação consecutiva, a Montiqueijo vê o seu queijo fresco tradicional receber a maior classificação nos testes de aceitação da iniciativa Sabor do Ano 2020.
As oito dezenas de consumidores convidados avaliaram os vários queijos em competição em provas cegas e atribuíram a pontuação de 8.7 à textura e ao sabor do produto mais vendido da Montiqueijo, destacando a sua frescura e suavidade. Nessa escala de pontuação, em que 10 corresponde a extremamente agradável, o atributo mais valorizado foi o aspeto e a apreciação global atingiu o valor médio de 8.7, novamente.
“É muito gratificante recebermos este prémio três anos sucessivos, em categorias diferentes, sobretudo por ser uma avaliação direta de quem consome diariamente. É um reconhecimento que testemunha a nossa dedicação em manter a qualidade e tradição desde o início”, afirma Dina Duarte, diretora geral da empresa.
Esta tarde, o Time Out Market Lisboa volta a ser o palco da cerimónia oficial de entrega destes prémios exclusivos da área alimentar.
Para mais informações, consultar http://sabordoano.com/.

Sobre a Montiqueijo:
A Montiqueijo – Queijos de Montemuro é uma empresa da região saloia, fundada em 1963 pelo casal Carlos e Ludovina Duarte, que tem conquistado o seu lugar no ramo dos laticínios. A família Duarte iniciou a sua atividade com uma pequena queijaria para vender queijo fresco em Lisboa e rapidamente conseguiu impor-se, sendo atualmente umas das principais marcas portuguesas produtoras de queijo fresco, requeijão e queijo curado.
Reconhecida pela qualidade dos seus queijos frescos e requeijões, a Montiqueijo orgulha-se de ser a única marca do setor com o circuito completo do processo produtivo, ou seja, tem produção própria de leite para o fabrico dos seus produtos. Para além da fábrica em Lousa (Loures), a empresa é proprietária de uma herdade em Canha (Agroleite) de onde advém todo o leite para a produção de queijos.
Conta com infra-estruturas modernas e sofisticados equipamentos, que denotam a sua preocupação com o Ambiente. Foi por isso pioneira a retirar o cincho dos seus queijos, o que permitiu reduzir a utilização de plástico em mais de 40 toneladas anuais. E foi também a primeira empresa do seu setor a instalar um sistema fotovoltaico que se destina ao autoconsumo, alcançando atualmente 18% de autossuficiência média mensal. Os 460 painéis solares instalados permitem produzir 203 toneladas de queijo inteiramente por energia solar e poupar 77 toneladas de emissões de dióxido de carbono por ano.
Aos muitos prémios e certificados conquistados pela empresa anualmente, destaque para:
– Reconhecimento de Responsabilidade Social e Sustentabilidade pela APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial, vencedora na categoria “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Produção e Consumo Sustentáveis”, 2019
– Prémios Sabor do Ano 2018 e 2019;
– IFS Food (International Featured Standards) 2018;
– Prémio Intermarché Produção Nacional 2017;
– Prémio Nacional da Agricultura 2017;
– Duas estrelas douradas de Sabor Superior pelo prestigiado International Taste & Quality Institute – iTQi atribuídas ao queijo fresco em barra de tomate & manjericão, em 2017.
http://www.montiqueijo.pt/
https://www.facebook.com/montiqueijo https://www.instagram.com/montiqueijo/