Estrada Engenheiro Abel Vieira, 77 – Caniço
Tel.-968172270
Fecha ao domingo
Cá fora tem uma vista muito bonita para aquele mar madeirense, já a uma certa altitude. É ali que o António criou um espaço de bem comer muito especial. Ele que foi emigrado na Suíça, tem neste seu restaurante um lugar de romagem para quem aprecia óptimas carnes grelhadas e vinho, muito vinho, uma grande variedade de vinhos de todo o país.
Que o António aprendeu a provar e apreciar e também por isso montou uma garrafeira fantástica, num espaço próprio, climatizado, onde os vinhos têm condições ideais de guarda. Sabe bem que vinhos tem e não é por acaso que muitas vezes podemos encontrar vários produtores de vinho das várias regiões vitivinícolas portuguesas na sala, a deliciarem-se com os petiscos da casa e a provar vinhos variados. Por isso o António também está sempre disposto a fazer recomendações, a quem as solicitar. O espaço é muito simples, mas bastante acolhedor, com dois balcões logo á entrada, e quatro mesas onde se pode simplesmente beber um copo e petiscar qualquer coisa, enquanto se espera. Depois á a sala, sobre o quadrado, na qual está incluída a garrafeira, a um canto e, do lado esquerdo, o enorme grelhador duplo, em que as brasas de lenha fazem maravilhas. As mesas são postas com simplicidade mas não faltam copos de qualidade, pois o António é um grande divulgador de vinhos, que serve em copos adequados e á temperatura recomendada. E já está a abrir uma garrafa de espumante a a servir-nos um copo, quanto mais não seja para brindar. A boa disposição e irreverência deste madeirense é contagiante, sempre com uma piada, sempre dum lado para o outro a saber se está tudo bem.
Pelas brasas vão passar vários produtos, desde logo uma chouriça deliciosa, que vai ser acompanhada com o tradicional bolo do caco, torrado, com manteiga e alho, um belo começo. Por vezes aparece algum peixe fresco, sempre muito bem trabalhado na brasa. Quando há atum, então se for a ventresca (a barriga do atum, com óptima gordura), é obrigatório provar. Grelhada no ponto, regada com um molho vinagrete e na companhia de óptima batata a murro, é irresistível. No entanto os pratos mais procurados neste António são o franguinho da Guia e as costelinhas de porco na brasa, ambos muito bem preparados, os nacos de carne de vaca e os enormes costeletões de vaca grelhados. Soberbos! Um pouco do picante da casa, ao lado uma salada de alface, cebola e tomate bem temperada e, sempre a sair, umas batatas fritas aos palitos que são uma tentação!! Uma ementa simples mas a partir de produtos de muita qualidade, preparados por quem sabe.
Na sobremesa há dois pudins de confecção própria que são deliciosos: a tarde de queijo fresco e um toucinho do céu á moda da Madeira, uma gulodice! Mas a refeição não termina aqui, nada disso. É muito natural que o António nos sirva mais um copo de espumante, sempre servido bem fresco e em copos de vinho, assim mesmo. Depois podemos escolher de entre os muitos vinhos da Madeira, aquele que mais gostarmos ou que o António nos recomende. Saímos sempre a ganhar, pois ali há vinhos da Madeira fantásticos, alguns deles muito velhos e mesmo algumas raridades.
O regresso ao Funchal é que pode ser um pouco mais complicado…