Soanálise – Gabinete de Enologia abairrada, Lda
Sangalhos
Tel.- 960 371 914
Era um bairradino assumido, que começou a trabalhar aos 14 anos e mais tarde se formou em enologia. A que dedicaria toda a sua vida, sendo o proprietário do mais conhecido e procurado laboratório de vinhos da Bairrada. Aos seus serviços recorriam imensos produtores de vinho da região, num trabalho que já era partilhado pela sua filha. Como enólogo fazia trabalhos para vários produtores, mesmo noutras regiões vinícolas, como os vinhos verdes, por exemplo. Na Bairrada, o seu cliente mais conhecido era a Quinta das Bageiras, com quem foi cimentando uma enorme amizade.
Mas a sua grande paixão eram os vinagres, tendo criado a marca “Moura Alves”, com vinagres vendidos em todo o país e em vários países pelo mundo fora.
Detentor de enorme conhecimento, criou condições ideais para a evolução das bases vínicas que utilizava, com processos extremamente simples. O rigor e a paciência foram fazendo o resto. Sabia que este produto, para atingir o nível que ele lhe exigia, necessitava de tempo, muito tempo. E Rui Moura Alves deu-lhe sempre esse tempo, respeitou a tradição e os ensinamentos dos mais velhos. Dali só saem vinagres com um mínimo de 10 anos de envelhecimento, em velhas, mesmo muito velhas barricas de madeira usada. A partir duma mãe de vinagre excelente, os restos de grandes vinhos que ia escolhendo transformam-se lentamente no produto final que hoje é apreciado por grandes chefes de cozinha e consumidores exigentes, que não se importam de pagar mais para poder ter acesso a este produto de excelência, o vinagre Moura Alves.
Também recuperou uma velha imagem que adaptou com enorme sucesso aos vários tipos de garrafas em que é engarrafado o seu vinagre. Desde a garrafa maior, de meio litro, até á mais pequena, um pequeno frasco spray, que permite borrifar levemente e em pequenas quantidades, os pratos ou saladas e assim obter o equilíbrio pretendido. Rui Moura Alves não parava de inovar, sempre no sentido da melhor qualidade. O seu vinagre reserva é algo superlativo, um produto premium em qualquer parte do mundo.
O Rui Moura Alves, a que muitos de nós chamávamos sr. Rui, deixou-nos recentemente. É triste, muito triste.
Fica o seu legado, quer nos grandes espumantes e vinhos que ajudou a fazer, quer na excelência do vinagre Moura Alves. E fica a sua enorme coleção de aguardentes velhas, outra paixão deste homem bom. Fica também, para sempre, o seu sorriso genuíno e a lembrança de grandes conversas á volta dum leitão á moda da Bairrada e espumantes de excelência.
Obrigado Sr. Rui.







