O Mercado Municipal de Matosinhos, depois das últimas obras, abriga alguns restaurantes, no piso inferior, dedicado exclusivamente á venda de peixe e marisco. E é mesmo aí que está um restaurante de sushi com o sugestivo nome de “Sushi No Mercado”.
Abriu em Março de 2014 em pleno mercado de Matosinhos.
Mas foi alvo de alterações já em 2021 e ocupa agora um espaço mais amplo e com melhores condições. Mantendo no entanto uma generosa esplanada, que dá para o interior do mercado. Além das mesas há também um balcão com 3 lugares mesmo em frente á cozinha, onde podemos não só ver o peixe fresco já pronto a ser trabalhado, como a técnica de quem o trabalha. Mas como o mercado tem um horário fixo, fechando ás 16:00 de segunda-feira a sábado, o restaurante tem também acesso pelo exterior do edifício do mercado, podendo assim servir também jantares, excepto ao domingo, quando está fechado.
O peixe, fresquíssimo, vem ali mesmo do mercado, todos os dias. Melhor é impossível.
Instalações muito simples, como é tradicional no país do sol nascente e serviço impecável, a cargo de gente jovem.
Depois, estamos nas mãos do Pedro Nuno Baylina, um sushiman português, apaixonado por aquilo que faz e que faz muito bem.
Começa-se com uns pequenos crepes estaladiços e uma sopa de miso. Depois é o desfile de sashimi, sushi, niguiri e muitas outras variantes, em peças simples onde o sabor dos vários tipos de peixe sobressai sempre. Há sempre atum e por vezes bonito, salmão, robalo, dourada, e alguns peixes miúdos, como carapau e cavala, muito bem trabalhados. Que são servidos em simpáticos tabuleiros com várias divisões, com as diveras peças compartimentadas com elegância. Mas podemos sempre continuar a pedir mais peças, que o Pedro Nuno irá sempre surpreender e enviar para a mesa coisas diferentes, sempre com a mesma qualidade. E por vezes o Pedro manda para a mesa duas ou três peças extra, que resolveu fazer, diferentes e desafiantes.
E que apreciamos com imenso prazer.
Saio dali sempre com vontade de voltar no dia seguinte…