É um restaurante moderno em Matosinhos, que abriu em Novembro de 2017, ali ao fundo da Rua Serpa Pinto, já bem perto do porto de Leixões. Liderado por João Alves, um homem com grande experiência nestas andanças – já anda na restauração há 37 anos – que já passou por vários restaurantes matosinhenses e que agora dirige a sua própria casa.
É um espaço airoso, cheio de luz, com uma sala única de boas dimensões e uma óptima esplanada, onde também se pode fumar.
Como João Alves gosta, ali o serviço é muito personalizado, tratando cada cliente como se fosse um amigo, e cada vez a casa tem mais amigos, entre os muitos e muitos clientes, uma grande parte dos quais bastante assíduos. O que não admira, pois vêm em busca da qualidade que sabem que ali vão encontrar.
Mesas muito bem postas e serviço muito simpático dirigido pelo proprietário, profissional e atento.
Logo á entrada, do lado esquerdo, estão o aquário com mariscos vivos, sobretudo sapateiras e lavagantes e, logo a seguir, o escaparate de peixe fresco, ali á nossa escolha. Sentados na mesa escolhida, vem logo pão e broa, torradinhas estaladiças e azeitonas saborosas. Seguem-se entradas diversas, que podem ser petingas e carapauzinhos fritos, carapaus ou enguias de escabeche, salpicão delicioso, pataniscas crocantes, percebes e camarão da costa e mesmo umas deliciosas amêijoas á Bulhão Pato. As sopas de legumes e de peixe recomendam-se. Uma das regras que João Alves tem, é trabalhar a partir de matéria prima de primeira qualidade. E isso está á vista de todos, sem truques.
O lavagante da nossa costa, para além de poder ser consumido só cozido ou grelhado, faz um arroz caldoso que é uma delícia.
Há peixe para grelhar – rodovalho e linguado e por vezes cherne á posta, á maneira antiga – e para confecções várias, não faltando a excelência das sardinhas assadas, na sua época. O arroz de tamboril é muito apreciado, assim como os filetes de polvo com arroz do mesmo e a tradição do peixe galo frito na companhia dum arroz malandrinho de legumes da época, uma maravilha.
Nas sobremesas da casa, destacam-se o pão-de-ló, a maçã assada, o leite creme e as rabanadas.
Duma carta de vinhos ainda a evoluir, já há boas propostas.