A Heritage Wines e a Grossão Distribuição Nacional, distribuidoras do grupo The Fladgate Partnership, vão assegurar a representação, no mercado nacional, das marcas de vinho das históricas Fundação Eugénio de Almeida e Tapada do Chaves.
Os projetos vitivinícolas da Fundação Eugénio de Almeida, onde se inclui a emblemática Adega Cartuxa e a Tapada do Chaves, duas das maiores referências históricas de vinhos de qualidade na região do Alentejo, vão contar, a partir de 1 de maio, com um novo parceiro para a implementação da ambiciosa estratégia comercial para o mercado português – o grupo The Fladgate Partnership, através das suas duas empresas distribuidoras.
Do portefólio da Fundação Eugénio de Almeida, as 6 marcas de vinho e 3 de azeite virgem extra, serão geridas pela Heritage Wines e pela Grossão Distribuição Nacional, divididas de acordo com a respetiva estratégia comercial. As referências Cartuxa (vinho e azeite), Pêra-Manca, Foral de Évora e Scala Coeli serão representadas pela Heritage Wines, enquanto que as marcas Vinea e EA (vinho e azeite) e Álamos (azeite), ficarão confiadas à Grossão Distribuição Nacional. Os vinhos Tapada do Chaves Branco, Tapada do Chaves Tinto Reserva e Tapada do Chaves Vinhas Velhas, Branco e Tinto, serão representados pela Heritage Wines.
De acordo com Adrian Bridge, CEO da The Fladgate Partnership, a Fundação Eugénio de Almeida, “pela sua dimensão histórica, cultural e social, é um parceiro que muito nos honra. Não tivemos dúvidas no momento de fechar o negócio, pois sentimos desde o primeiro contacto um forte alinhamento com a visão que têm para o mercado do vinho”. Acrescenta ainda que também a Tapada do Chaves “pelo seu inestimável contributo para a afirmação da região do Alentejo enquanto produtora de vinhos de qualidade, representa um valor inequívoco para o grupo”.
Já Pedro Baptista, enólogo responsável pela produção dos dois projetos vitivinícolas e Vice- Presidente do Conselho Executivo da Fundação Eugénio de Almeida, reforça a “confiança que sentimos na experiência e know how do grupo, aqui representado pela Heritage Wines e Grossão. Apesar de serem duas empresas com propósitos distintos, partilham entre si diretrizes que valorizamos neste negócio e que imprimimos em cada garrafa: excelência, qualidade e individualidade”.
A estratégia de distribuição das marcas da Fundação Eugénio de Almeida e Tapada do Chaves, no mercado nacional, assumida pela Heritage Wines e Grossão Distribuição Nacional terá como foco os canais tradicionais – HORECA (restauração, hotelaria) e garrafeiras.

Sobre a Fundação Eugénio de Almeida
A Fundação Eugénio de Almeida é uma Instituição portuguesa de direito privado e utilidade pública, sediada em Évora, cujos fins estatutários se concretizam nos domínios social, espiritual, cultural e educativo. A FEA apresenta-se como um produtor de referência de vinhos e azeites alentejanos, reconhecidos pela sua qualidade, unicidade e excelência, garantindo, ano após ano, a consistência esperada.
Sobre a Tapada do Chaves
A Tapada do Chaves, projeto vitivinícola situado no Norte Alentejano, na povoação de Frangoneiro, Portalegre, hoje património da FEA, é uma das referências históricas de vinhos alentejanos de qualidade, tendo contribuído de forma marcada para o crescimento e afirmação da região do Alentejo enquanto produtora de vinhos de elevada qualidade. As suas vinhas, com cerca de 120 anos de idade, constituem um património único na região e mesmo no panorama vitícola nacional.
Sobre a Heritage Wines
A Heritage Wines (HW) representa marcas e produtores de grande distinção, que são referências de qualidade nas suas respetivas regiões e partilham a tradição familiar, a inspiração criativa e a dedicação intransigente à qualidade. A HW distribui uma gama de produtos de excelência que inclui vinhos e azeites premium e super premium.
Sobre a Grossão Distribuição Nacional
Fundada em 1993, a Grossão Distribuição Nacional tem-se afirmado como um dos principais agentes no negócio da distribuição de bebidas alcoólicas em Portugal. A sólida e experiente equipa de profissionais, que em comum partilham o profundo conhecimento do negócio, atua em todo o território nacional, garantindo uma completa cobertura comercial para as marcas que representa.
Sobre a The Fladgate Partnership
The Fladgate Partnership é um prestigiado grupo independente, de gestão familiar, cujas origens remontam a 1692. A base de negócio do grupo é o vinho do Porto, detendo as marcas Taylor, Fonseca, Croft e Krohn. Possui uma extensa área de vinha no Douro, que inclui algumas das mais emblemáticas propriedades da região. Tem vindo a realizar investimentos estratégicos no sector do turismo de luxo, quer na região do Porto quer no Douro. Detém o emblemático The Yeatman, o Hotel Infante de Sagres e o Vintage House, este último no Pinhão. Além dos hotéis, o grupo opera serviços de restauração, catering, banquetes e experiências vínicas nas suas históricas caves de vinho do Porto. É ainda o promotor do World of Wine, o mais ambicioso projecto turístico de Portugal. A distribuição detêm um papel importante no grupo, através das acima referidas Heritage Wines e Grossão Distribuição Nacional.