Carneiro Family Wines é um novo produtor, recentemente no mercado. A sub-região de Basto é das mais profícuas da grande região dos vinhos verdes, famosa durante muitos anos pelos seus óptimos vinhos tintos, mas que na última década tem vindo a produzir belos vinhos brancos, a partir de várias castas, mesmo algumas estrangeiras, que se têm adaptado muito bem. As vinhas cujas uvas dão estes dois vinhos estão em Atei, Mondim de Basto, em solos graníticos e óptimas exposições solares. O primeiro é um lote de Azal e Loureiro. É das zonas onde a casta Azal se dá melhor. O outro vinho é da casta Alvarinho, que, desde que começou a ser plantada nesta sub-região, se tem revelado a fazer vinhos muito interessantes, cheios de carácter.
Um produtor a seguir com atenção.
Luz – Azal e Loureiro 2019
Um nariz cheio de elegância e algo misterioso.
Leve floral, muito fresco, com notas de fumo. Na boca tem excelente acidez que lhe dá muita frescura, apontamentos de fruta branca, levemente citrino. Um verde moderno que vai bem com uma fritada de peixe com arroz malandrinho de grelos.
Ouve-se a música alegre de Jorge Ben.
PVP – 3,49€
Tordo – Alvarinho 2020
A casta Alvarinho bem expressiva no nariz, cheio de fruta e notas florais bem envolvidas, muita elegância, sedoso e fresco. Na boca tem óptimo volume, acidez equilibrada com notas citrinas e ainda muita frescura. Belo final, longo e saboroso.
Para apreciar com um bacalhau assado no forno com batata assada e muita cebola.
Enquanto se ouve a música dos Jáfumega.
PVP – 4,49€