- Rua da Igreja, 22 – Creixomil
- 4835-060 Guimarães
- Telefone: 912 451 100
- Fecha á quarta-feira
Ela de Guimarães, cozinheira formada na escola de Santiago de Compostela, ele de Lugo, Galiza, escanção formado na mesma escola. Ali se conheceram e apaixonaram, casaram, tendo trabalhado alguns anos em Espanha. Ela regressou a Guimarães e ele rumou ao Porto, onde trabalhou em vários restaurantes. Até que decidiram apostar no seu próprio espaço. Encontrado o local apropriado em Guimarães, nasceu a Petisqueira Agarimo, em 2023.





Dum antigo café prepararam um espaço amplo, cheio de luz, num rés-do-chão dum prédio moderno numa zona residencial em Creixomil, mesmo à saída de Guimarães.
Espaço airoso, acolhedor, com mesas simples, mas bem apetrechadas, prontas para uma boa refeição ou apenas para petiscar. Pois ali também se pode petiscar, á boa maneira galega e portuguesa.
Nos muitos petiscos vamos encontrar várias ofertas galegas, que a chefe aprendeu a fazer, nos muitos anos a cozinhar por ali. Por isso, o restaurante abre às 12:30 e vai estar sempre a servir até por volta das 22:00. O que significa que podemos ali tomar assento a qualquer hora durante a tarde, que seremos sempre bem recebidos e muito bem servidos.









Competência e muita simpatia estão sempre presentes, num serviço de mesa sóbrio, sem falhas e sempre pronto a dar uma sugestão, propor aquele petisco especial ou um prato do dia e, claro, a guiar-nos pelos vinhos duma carta bem elaborada, com ofertas de vinhos de várias regiões do país e algumas curiosidades do país vizinho. Lá dentro, na cozinha, a chefe vai fazendo uma viagem deliciosa pelos muitos petiscos que vão saindo e variando a cada dia, e pelas especialidades que nos serve, sempre muito bem apresentadas e de grande qualidade.
Na mesa já estão pães variados e folhas estaladiças com orégãos. Depois é o desfilar de petiscos variados, qual deles o mais saboroso: chipirones fritos com maionese picante, camarão ao alho, cogumelos salteados, pimentos de Padron, croquetes de presunto, salada russa, tortilha de batata, empanadas diversas, croquetes de alheira, alheira grelhada, ovos rotos com xistorra e alguns mais que vão variando em cada dia.



Nos pratos principais encontramos arroz caldoso de mar, mesmo a saber a mar, bacalhau com broa no forno, de lasca fácil, muito saboroso e até uma belíssima paelha. Mas também naco de vazia grelhado e uns deliciosos nacos de carne com molho de queijo. E vão aparecendo mais alguns, também dependendo dos produtos frescos que arranjam em cada dia. Há ainda os pratos tradicionais portugueses, por encomenda, para um mínimo de quatro pessoas, mas que se recomendam: arroz de pica no chão, com galos a sério, cabrito assado no forno, vitela assada no forno e uns completos rojões á moda da casa. Fecha-se uma petiscada ou um repasto completo com sobremesas variadas, como pudim da casa, brownie, bolo prestige e tarde de amêndoa.
Agarimo, uma casa de bem comer que vale a pena visitar.
Depois, um passeio pela zona histórica de Guimarães é um belo complemento.