A A&D Wines, produtor de vinhos verdes localizado na sub-região de Baião, acaba de apresentar novidades no seu ponto de enoturismo na Quinta de Santa Teresa, inaugurado em 2019. Este ano, o Enoturismo estará aberto todos os dias, incluindo fins-de-semana, para receber os seus visitantes. A Quinta de Santa Teresa, berço das uvas com que são produzidos os vinhos Singular e Monólogo, é também singular pela sua posição geográfica exatamente na linha de fronteira entre a região de Vinhos Verdes e a região do Douro.
Tendo inaugurado o seu enoturismo em 2019, a Quinta de Santa Teresa alarga em 2020 o horário para as visitas, devido ao balanço positivo do número de visitantes no primeiro ano de funcionamento. Assim, a Quinta de Santa Teresa estará aberta de Quarta-feira a Domingo (e a partir de Março todos os dias), das 10h às 18h, com uma oferta que contempla passeios nas vinhas e jardins, o contacto com o dia-a-dia da Quinta e finaliza com uma prova de vinhos comentada na sala de provas no cimo da propriedade, com paisagem panorâmica sobre o vale do Douro. O programa de Enoturismo da A&D Wines oferece ainda a oportunidade de elaborar almoços, lanches, jantares vínicos ou outro tipo de atividades, para grupos de pequena dimensão.
Em 2019, a A&D Wines recebeu mais de 500 visitantes no seu ponto de enoturismo, sendo eles de mais de 20 nacionalidades distintas. As nacionalidades que mais visitaram o produtor de Baião foram: Canadá, EUA, Bélgica e Portugal – tendo sido Portugal a 4ª nacionalidade que mais visitou a Quinta.
Para o casal proprietário, Alexandre Gomes e Dialina Azevedo: “Em 2019 recebemos visitantes de toda a parte do mundo e é com particular satisfação que vemos o número de visitantes portugueses crescer, sendo que alguns deles vêm já com a intenção de visitar o berço dos Monólogo e Singular. Depois deste ano de estreia decidimos contratar recursos humanos dedicados ao enoturismo, melhorar a sinalização da Quinta e abrir uma loja. Sentimos que temos todas as condições para receber ainda mais visitantes, confiantes que 2020 irá consolidar a Quinta de Santa Teresa no mapa do enoturismo da região.”
A Quinta de Santa Teresa, adquirida em 2015, é uma propriedade única, pela conjugação de características que apresenta, dispondo de várias edificações de valor arquitetónico relevante e outros pontos de interesse, desde a casa principal a jardins, lagos, a piscina e um bosque que presenteiam os visitantes com espaços aprazíveis e de grande beleza, assim como uma sala de provas com vista panorâmica sobre o vale do rio Douro.