Num palácio do século XVIII, o chef Joachim Koerper revisita a gastronomia transalpina tradicional com uma abordagem moderna e criativa, centrada na originalidade dos sabores e nas técnicas sofisticadas. Inspiradas pelas viagens frequentes a Itália, que realiza ao lado de Cíntia Koerper, aqui responsável pelas sobremesas, as criações dos chefs harmonizam na perfeição com a elegância e o esplendor do espaço envolvente.
O 1743 Palácio Fonte Nova, localizado no Palácio da Quinta da Fonte Nova, na proximidade da serra de Sintra, – cujo nome remete para o ano do início da construção da Quinta – apresenta-se como um restaurante de fine dining, que oferece a grande qualidade da gastronomia tradicional italiana apurada pelo savoir-fairede Joachim Koerper e Cíntia Koerper, chefs consultores do projeto, de cozinha e pastelaria.
Com uma decoração clássica e elegante, o palácio do século XVIII transporta-nos até ao passado, numa viagem de sensações que se segue à mesa, com uma experiência gastronómica de alta cozinha italiana. Inspirados nas suas viagens regulares a Itália, onde fazem férias anualmente, e nas suas ligações profissionais e académicas à cozinha italiana, Joachim Koerper e Cíntia Koerper trazem consigo as receitas tradicionais, os segredos, os melhores ingredientes e a vontade de fazer deste restaurante um recanto único do charme italiano no nosso país. Com propostas ousadas que elevam os sabores já conhecidos, o menu do restaurante apresenta uma nova dimensão desta apreciada gastronomia.
O chef Joachim Koerper revisita a culinária transalpina tradicional com uma leitura moderna e criativa, baseada na originalidade dos sabores e nas técnicas sofisticadas. O segredo começa no produto, autêntico e de alta qualidade, como o tomate que é importado diretamente de Itália, tal como as massas secas, provenientes de uma fábrica artesanal. Também as massas frescas são cuidadosamente elaboradas pelas mãos dos chefs para que à mesa sejam servidos apenas os melhores produtos, onde estão igualmente presentes ingredientes nacionais, da terra e das águas portuguesas, estendendo-se num futuro próximo à prevista quinta biológica do restaurante.
Numa conceção arrojada, Joachim Koerper inspira-se também na tradição e produtos portugueses, combinando sabores, como o “Bacalá, bacalá, bacalá gratinado com mousse de alho, corquetta e a nossa carbonara a la brás” que surge da fusão do spaghetti alla carbonara com o bacalhau à Brás. Nas sobremesas, Cíntia Koerper apura o receituário tradicional, como a pana cotta inspirada no colorido das buganvílias que rodeiam o Palácio Fonte Nova, a “Panna Cotta ‘1743’ de buganvília com texturas de framboesas”.
Aberto em julho de 2024, o 1743 Palácio Fonte Nova surge da paixão dos proprietários argentinos Franco Bordoni e Nicolás Lehmann que deram uma nova vida ao edifício comquase 300 anos, através da recuperação do espaço, e da abertura do restaurante e de um recatado bar com música ao vivo, perfeitamente enquadrados no projeto total da Quinta da Fonte Nova, de que faz ainda parte a Capela de Nossa Senhora da Conceição, e uma paisagem natural verdejante e tranquila.
Com foco na experiência gastronómica de excelência, entrar no 1743 Palácio Fonte Nova é como viajar até à Itália romântica e desfrutar dos aromas, sabores e cores únicos da península mais conhecida do mundo. Com uma decoração clássica e muito elegante, a lembrar o esplendor de outros tempos, o restaurante oferece um ambiente distinto, perfeito para almoço ou jantar, onde sobressai cada detalhe, como os lustres, as flores, os tons neutros que contrastam com a pintura “tropical” na parede e o verde frondoso no exterior que encaminha para um jardim recortado.
O 1743 Palácio Fonte Nova dispõe de 40 lugares na sala interior e 40 lugares na varanda exterior, local perfeito para desfrutar da relaxante paisagem. Se de dia sobressai cada traço do edifício, a noite traz o encanto de um local quase mágico, com a exuberante iluminação do palácio e convidar a contemplar a beleza do edifício, e ali viver bons momentos com a família ou entre amigos. Muito acolhedor por dentro e por fora, o restaurante 1743 Palácio Fonte Nova é também o espaço ideal para as mais diversas celebrações privadas, desde aniversários a casamentos, reuniões de trabalho, ou simplesmente um encontro de amigos, ou um dia bem passado em família.
Sobre o chef Joachim Koerper
O chef Joachim Koerper é, desde 2005, sócio-proprietário e chef de cozinha do restaurante Eleven (uma estrela Michelin), em Lisboa. É apaixonado pelos produtos do sul da Europa, pelos seus sabores, cores, aromas e texturas. A sua filosofia é simples, como todas as coisas boas da vida: utilizar apenas produtos naturais e frescos e trabalhá-los com arte e criatividade. Joachim brinca ainda com o sentido táctil e os sons, ao integrar numa mesma receita diferentes texturas e temperaturas. Trabalha uma “cozinha de fusões”, que integra o melhor do mundo (sobretudo das culinárias espanhola, portuguesa e Italiana, em que é mestre) com os produtos disponíveis no nosso país. Joachim Koerper abraça agora o desafio de prestar consultoria ao belo restaurante 1743 Palácio Fonte Nova, em Sintra.
No seu currículo, Joachim Koerper acumula restaurantes tão famosos como: Girasol, em Moraira, Alicante, proprietário e chefiado por si durante 10 anos (duas estrelas Michelin); L ́Ambroisie, dirigido por Bernard Pacaud (três estrelas Michelin), em Paris; Moulin de Mougins, dirigido pelo chef Roger Vergé (três estrelas Michelin); Guy Savoy, em Paris (duas estrelas Michelin); Hosteleria du Cerf, em Marlenheim, dirigido por Robert Husser (duas estrelas Michelin); Hosteleria du Cerf, em Marlenheim, dirigido por Robert Husser (duas estrelas Michelin); Au ChaponFin, em Thoissey, dirigido por M. Gilbert Broyer (duas estrelas Michelin).
Sobre a chef Cintia Paiva Koerper
Cintia Koerper é graduada em Gastronomia pela Alain Ducasse Formation de Paris e Rio de Janeiro e estudou cozinha Italiana na Apicius, em Florença. Trabalhou com chefs como Claude Troisgros, Roland Villar ou Dominique Guerin. Com mais de 30 anos de experiência em cozinhas no Brasil e no mundo, especializou-se em cozinha italiana, francesa e brasileira, mas foi em Portugal que resolveu dar asas ao seu trabalho, onde mora há 16 anos. Atualmente, acumula, em regime de consultoria na confeção das sobremesas, o restaurante Eleven (uma estrela Michelin) e o restaurante 1743 Palácio Fonte Nova.
Sobre o Palácio Fonte Nova