Tanka Sapkota é um chefe nepalês que muito cedo se apaixonou pela cozinha italiana, já emigrante na Europa. E foi ali que investiu o seu tempo, adquirindo conhecimentos e fazendo várias formações em Itália, já depois de se ter radicado em Lisboa, onde tem vários restaurantes de comida italiana.
Este seu Il Mercato é o mais recente, mas vai mais além. Sendo um restaurante que se dedica ás pastas frescas italianas, embora tenha mais alguns pratos de mesma origem, é também uma mercearia de produtos genuinamente italianos, que muitos e muitos clientes já se habituaram a comprar para preparar em casa. São pastas, queijos, enchidos, tempêros, ervas aromáticas e tantos outros, que são igualmente utilizados no restaurante.
Cá fora é uma ampla esplanada, muito bem protegida do sol e da chuva por enormes e eficazes guarda-sóis, com mesas postas com simplicidade mas muito bem apetrechadas. Lá dentro aguarda-nos uma sala ampla, decorada em tons claros, cadeiras com tampos de palha e mesas muito bem postas, com atoalhados brancos e todos os pertences em cima. Serviço profissional e simpático, que nos pode acompanhar e ajudar a escolher o que vamos comer. Está-se ali muito bem, com aromas tradicionais deste tipo de comida misturados com as muitas ervas aromáticas que a cozinha italiana tanto usa.
No forno de lenha são preparados alguns pratos e algumas pizzas variadas. Como entradas apreciam-se alguns enchidos, presunto de Parma, burrata artesanal simples ou com trufa, muito saborosa, algumas saladas e vários tipos de salame, de algumas regiões de Itália. Todos os dias preparam 9 tipos de massa fresca, que tanto pode ser vendida ao balcão da mercearia, para levar para casa, como podemos escolher nesse mesmo balcão a que queremos para nos ser servida á mesa.
Pode ser raviolli com trufa negra, linguini com gambas, spaghetti com molho de tomate e stracciatella, linguine com lagosta, gnochi all ragou e muitas outras preparadas com rigor. Também há vários pratos de carne, como o tradicional saltimbocca alla romana e o scaloppine com funghi.
No balcão da mercearia podemos comprar a maior parte dos produtos que ali utilizam, para levar para casa e tentar fazer estes e outros pratos italianos de referência. Duma carta de vinhos com várias propostas portuguesas e italianas, há sempre boas soluções. Como os que se apreciaram, um Pio Cesare Chardonnay e um Capoforte Primitivo, que estiveram muito bem. No final, uma bola de excelente gelado de baunilha e uma Grappa como digestivo, e estávamos arrumados…mas muito satisfeitos!
Passeio do Pátio Bagatela, Rua Artilharia 1, 51 – Bloco B – Loja M – 1250-038 – Lisboa Telef-211930941
Fecha á segunda-feira