A Quinta de Chocapalha, situada em Alenquer, acaba de lançar a nova colheita do seu branco Quinta de Chocapalha Chardonnay 2019. Este vinho de quinta, 100% monocasta, expressa o estilo clássico do seu terroir. Esta casta de origem francesa encontrou na Quinta de Chocapalha, um microclima único, proporcionado pela presença da serra de Montejunto, pela disposição das vinhas na colina virada a nordeste e pela influência da proximidade do mar. A conjugação destes fatores e dos solos argilo-calcários resulta num vinho mineral, muito fresco e elegante, de apetência gastronómica apresentando um bom potencial de guarda.
O Quinta de Chocapalha Chardonnay 2019, apresenta-se com uma cor intensa e brilhante. É um vinho muito aromático, fresco e com grande mineralidade, refletindo o clima do Atlântico. O seu caracter fresco e a sua apetência gastronómica, são a combinação perfeita para acompanhar os pratos leves de primavera.
Este monocasta provém de uma vinha com uma idade média de 28 anos plantada pela família Tavares da Silva que, após a aquisição da propriedade, investiu na replantação total dos 45 hectares de vinha, na restruturação da adega e introduziu novas técnicas de cultivo com o intuito de dar continuidade às antigas tradições desta quinta vinhateira.

QUINTA DE CHOCAPALHA, CHARDONNAY, 2019 – P.V.P. aproximado – 9,00€
SOBRE A QUINTA DE CHOCAPALHA
A QUINTA DE CHOCAPALHA situada na Aldeia Galega, em Alenquer, região demarcada de Lisboa é referida desde o séc. XVI pelas suas excelentes vinhas e vinhos. Pertenceu, desde os começos do séc. XIX, a Constantino O`Neil, que mais tarde a doou a Diogo Duff, ilustre fidalgo escocês muito estimado de El-Rei D. João VI que o condecorou com a comenda de «Torre e Espada». A Quinta de Chocapalha permaneceu na posse da família Duff até à década de oitenta do século passado, altura em que foi adquirida por Alice e Paulo Tavares da Silva. O casal investiu na restruturação e replantação total dos 45 hectares de vinha e na adega e introduziu novas técnicas de cultivo com o intuito de dar continuidade às antigas tradições desta Quinta vinhateira, sempre em busca de uma melhoria das qualidades e prestígio dos seus vinhos. Só na vindima de 2000, momento em que as vinhas atingiram a sua maturidade e qualidade pretendida, decidiu-se proceder ao engarrafamento dos melhores vinhos aí produzidos. Nessa altura, Sandra Tavares da Silva, filha dos proprietários, desafiou os Pais a começarem a produzir vinho com as melhores uvas aqui produzidas. A direção técnica passa então a ser assegurada por Sandra Tavares da Silva. A assinatura de uma marca própria traz responsabilidades acrescidas, e porque a vinha e o vinho são os elementos centrais na Quinta da Chocapalha, é sobre eles que recaem todas atenções da família. A paisagem da Quinta de Chocapalha é caracterizada pelos seus altos e baixos, pequenos montes, vegetação abundante, com a Serra de Montejunto ao fundo. Aqui sente-se a paz do campo, goza-se a pureza dos ares, ouve-se o chilrear da passarada e sente-se o espírito da vinha e do vinho. Recentemente a Quinta de Chocapalha passou também a integrar ofertas enoturísticas, com marcação, poderá visitar as vinhas, a adega, fazer uma prova de vinhos e até almoçar.