Um Loureiro & Alvarinho, dos Vinhos Verdes, elegante e ideal para as refeições mais ligeira dos dias quentes
Acaba de chegar ao mercado o Vinhas do Cardido 2024 do projeto de João Portugal Ramos na região dos Vinhos Verdes. Um Vinho Verde DOC que reflete o melhor da região do Vale do Lima, através de uma combinação harmoniosa das castas Loureiro e Alvarinho. Este vinho marca mais um passo na aposta contínua do enólogo na valorização da diversidade e riqueza das castas portuguesas.

Nas encostas do Paço do Cardido, com vista para o vale do Rio Lima, as vinhas beneficiam de um microclima único e que permite às castas Loureiro e Alvarinho, alcançar o seu pleno potencial aromático. Produzido a partir de uvas colhidas manualmente, este vinho destaca-se pelo seu rigor e vinificação cuidada. O Alvarinho estagia em cubas de cimento, enquanto o Loureiro estagia em cubas de inox. Durante este período, ambos os lotes permanecem em contacto com as borras finas da fermentação, conferindo ao vinho uma maior complexidade, frescura e estrutura.
O branco Vinhas do Cardido 2024 revela um perfil aromático fresco e elegante, marcado por notas delicadas de flor de laranjeira e uma acentuada mineralidade, proveniente dos solos graníticos onde nasce. O seu final de boca é intenso e persistente. O Vinhas do Cardido 2024 é uma escolha ideal para os dias quentes, podendo ser servido como aperitivo ou a acompanhar mariscos, peixes grelhados, pratos de gastronomia asiática, carnes brancas e massas leves. É um vinho que expressa o equilíbrio entre a frescura e a elegância natural das castas Loureiro e Alvarinho. Pensado para momentos leves e descontraídos, apresenta uma sofisticação que a marca valoriza num branco português.
Recorde-se que a João Portugal Ramos chegou à região dos Vinhos Verdes em 2010, e que em 2024 reforçou a sua presença na região através de uma parceria com o Paço do Cardido, com uma aposta no Vale do Lima e na casta Loureiro. Vinhas do Cardido é o primeiro vinho do Grupo vinificado na adega do Paço do Cardido e vem completar uma gama que já conta com um vinho Alvarinho e dois espumantes da mesma casta.
A cápsula distintiva deste vinho procura representar a flora abundante, verde e permanente encontrada no Paço do Cardido que, com a sua herança histórica e vínica, é um excelente exemplo da riqueza cultural e do legado da região de Ponte de Lima.

PVPR: 7,99 €
Sobre João Portugal Ramos:
João Portugal Ramos, um dos mais reconhecidos enólogos portugueses, dá nome ao Grupo (JPRV), que em 2022 celebrou 30 anos de existência. O Grupo João Portugal Ramos Vinhos produz e exporta cerca de 60% dos vinhos para mercados além-fronteiras como Polónia, Suécia, Estados Unidos da América, Brasil, China, Angola, Bélgica, Canadá, entre outros. As suas internacionalmente premiadas marcas de vinhos provêm de regiões tão distintas como Alentejo, Douro, Beiras e Vinhos Verdes, procuram dar rosto e um lugar de destaque internacional a todos os vinhos portugueses, sendo as suas marcas mais emblemáticas Marquês de Borba e Duorum. Antes de fundar a JPRV, João Portugal Ramos foi consultor-enólogo de várias adegas do país, tendo tido uma enorme influência na forma como o setor evoluiu quer na qualidade, quer no reconhecimento internacional. Hoje, o Grupo afirma-se como um elemento de desenvolvimento económico e vinícola, uma voz incansável procurando sempre o justo reconhecimento do vinho português no mundo.