Participação de 536 pessoas assegura reconhecimento da casa de vinho do Porto pelo famoso livro de recordes

Mais de cinco centenas de pessoas, reunidas com um propósito: descobrir e saborear algumas das mais icónicas propostas do portefólio da Graham’s. Foi este o cenário observado em Viborg, na Dinamarca, onde, no início deste mês, a Dahls Vinhandel – uma retalhista de vinhos dinamarquesa, parceira da Graham’s – celebrou o quadragésimo aniversário. A ocasião serviu de mote à organização da maior prova de vinho do Porto de sempre, que contou com a participação de 536 pessoas e que garantiu, assim, a entrada da reconhecida casa de vinho do Porto – propriedade da Symington Family Estates – para o Guinness World Records.
O planeamento desta conquista ficou a cargo de Gustavo Devesas, regional manager da Symington no Norte da Europa, que selecionou, para o evento, algumas das principais referências do catálogo da marca. Os vinhos Graham’s The Tawny, Tawny 20 Anos, Graham’s Six Grapes e Quinta dos Malvedos Vintage 2012 compunham a lista de opções ao dispor dos mais de 500 participantes. Joanne Brent, Guinness World Records adjudicator, marcou presença na celebração para testemunhar a “maior prova de vinho do Porto” alguma vez registada, que ultrapassou o anterior recorde de 293 pessoas, no Lisbon Bar Show. Johnny Symington, chairman do grupo Symington, também presenciou o feito, destacando “a capacidade única do vinho do Porto para reunir e aproximar pessoas, em qualquer parte do mundo”.
Além de uma prova de vinhos que ficará para a história, a ocasião dos 40 anos da Dahls Vinhandel contou ainda com um jantar. A confeção dos diferentes pratos para os convidados reuniu a participação de seis restaurantes da região de Viborg, não tendo faltado, também, uma “amostra” da gastronomia portuguesa. Ann-Kristin, chef de origem dinamarquesa a residir em Lisboa, foi desafiada a preparar bacalhau à Brás para os presentes e a complementar, desta forma, uma demonstração ao público nórdico do que de melhor se confeciona em Portugal.

Sobre a Symington Family Estates
Os Symington, de ascendência escocesa, inglesa e portuguesa, são produtores de vinho do Porto no norte de Portugal, desde 1882. Há cinco gerações que conjugam a sua paixão de produzir vinhos, em especial vinhos do Porto, de elevada qualidade com o seu forte compromisso com a região e as suas pessoas. Hoje, dez membros da família Symington trabalham nas suas quatro famosas casas de vinho do Porto – Graham’s, Cockburn’s, Dow’s e Warre’s –, bem como nos seus projetos de vinhos do Douro: Quinta do Vesúvio, Quinta do Ataíde, Altano, Prats & Symington (Chryseia) e, o seu mais recente, Quinta da Fonte Souto, no Alto Alentejo. A Symington Family Estates é um dos principais produtores de Portos premium e a família é a principal proprietária de vinhas no Douro, com 26 quintas a perfazer 2.420 hectares, dos quais 1.114 de vinha. As vinhas são geridas sob princípios de sustentabilidade, sendo que 130 hectares têm certificação biológica – a maior área de vinha biológica no Douro. A família tem efetuado investimentos significativos em I&D na viticultura, para adaptação às alterações climáticas, e promove um ambicioso plano de sustentabilidade denominado ‘Missão 2025’, que integra um conjunto de metas. Em 2019, a empresa alcançou a certificação B Corporation, tornando-se na primeira empresa de vinhos em Portugal a dar este importante passo, juntando-se a uma comunidade global empresarial auditada segundo os mais elevados padrões de responsabilidade social e ambiental, com o compromisso de usar o negócio como uma força para o bem.