258 452 035
Largo do Corro 1
Ponte da Barca, 4980-614
É um lugar de visita obrigatória em Ponte da Barca, mesmo junto ao rio. Era um antigo moinho que utilizava a água do rio, e ali foi erguido este restaurante de referência, a servir ótima comida regional. Com a curiosidade de terem utilizado a zona do velho moinho para, na sua época, manterem as lampreias, muitas lampreias, vivas, numa espécie de aquário que utiliza a água corrente do rio. O que ajuda as lampreias a “limpar”, perdendo o lodo e preparando-as para serem confecionadas.
Sala ampla e acolhedora, com enorme balcão ao fundo, que dá para a cozinha. E uma sala mais pequena, quase em cima da água dum pequeno açude.
Mesas bem postas e serviço acolhedor e simpático, profissional.
Pão e broa de milho, azeitonas, rissóis, bolinhos de bacalhau, presunto, chouriço, salpicão, ovos mexidos com farinheira, tudo de muito boa qualidade.
Sopa de legumes da época e belíssimas papas de sarrabulho.
A pescada fresca pode ser grelhada ou servida em filetes.
Bacalhau à lagareiro muito completo, com muita cebola e azeite farto e bacalhau gratinado no forno. E por vezes um ótimo bacalhau à Brás.
O polvo também é servido á lagareiro e em filetes.
Nas carnes a variedade é maior, começando pela presa de porco ibérico grelhada.
A posta de vitela Barrosã e a costeleta de vitela Barrosã na brasa são já famosas, pedaços enormes de carne excelente, trabalhada com sabedoria, tenríssima e saborosa.
Também o bife da vazia grelhado e o bife á Moinho. Os acompanhamentos podem ser um simples mas óptimo arroz branco, arroz malandrinho de feijão vermelho, batata frita ou batata a murro.
Nos pratos regionais aparecem os rojões á Minhota e o arroz de sarrabulho, um poderoso arroz de galo de cabidela e a excelência do cabrito assado no forno, bichos pequenos, muito bem temperados, de assadura perfeita, a carne a desfazer-se na boca, na companhia de batatinha assada, arroz de miúdos e uns grelos salteados no ponto.
Na época o sável frito ou de escabeche e a lampreia á bordalesa ou arroz de lampreia, levam ali verdadeiras romarias de apreciadores.
Dentre os variados vinhos da carta, onde predominam os vinhos verdes, destacam-se os vinhos da Adega Cooperativa de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez. Os tintos acompanham muito bem os pratos mais fortes.
Leite creme queimado ao momento, pudim de ovos e laranja, e mousse de chocolate são algumas das lambarices disponíveis nesta casa de bem comer.
Depois do café e duma aguardente de vinho verde, é aconselhável um passeio a pé junto ao rio…