É um pequeno produtor transmontano, que personifica muito bem o carácter destes vinhos duma região menos conhecida e divulgada, mas que nos últimos anos tem vindo a surpreender críticos e consumidores, com vinhos de grande qualidade. Com o nome que dão popularmente ás pequenas frangas, quer a vinha quer a adega situam-se em Alfândega da Fé, entre a serra de Bornes e o Vale da Vilariça. Beneficiando dum terroir bem característico, as vinhas desenvolvem-se harmoniosamente pelas encostas acima, com belíssimas exposições solares. São 10 hectares de vinha, entre uvas brancas e tintas, que resultam em vinhos brancos, rosés e tintos, num total de 15.000 garrafas.
Na adega ainda usam prensas antigas de madeira, bem recuperadas e nos lagares as uvas são pisadas a pé, mantendo a tradição.
O avô e o pai do atual proprietário já faziam vinho, para consumo próprio, como ainda é vulgar na região. Em 2013 começaram a engarrafar vinho para comercializar e em 2016 passaram a fazer vinho regional transmontano. São vinhos com carácter, intensos, brancos harmoniosos, bastante frutados mas secos, elegantes e com belíssima acidez. Os rosados são elegantes, com fruta intensa, também secos e com acidez equilibrada. Os tintos são bem encorpados, muito homogéneos, com taninos poderosos mas bem integrados, grande estrutura, cheios de carácter, a puxar boa companhia de pratos bem elaborados ou queijos potentes.
Para além do sucesso que têm demonstrado no mercado nacional, já exportam alguma quantidade, sendo o Brasil um mercado importante. Para além do vinho produzem mel e azeite, que é terra dele, aqui também de grande qualidade.
E lavrador transmontano que se preze, cria os seus próprios porcos…
Distribuidor: Evinho.pt