Rua do Mourão, nº1 Tentúgal
3140-587 Montemor-o-Velho
Tel.- 239 951 175
Fecha á quarta-feira
É um espaço de grande tradição no vale do Mondego, mais precisamente na vila de Tentúgal, famosa pelos pasteis.
Há muito lugar para estacionar e depois entrar numa casa antiga de aldeia, propriedade desta família que também explora o restaurante. Uma pequena sala de entrada, com balcão, onde no fim se paga a conta. Depois é a sala, ampla, sobre o quadrado, com uma curiosa coluna de madeira ao meio e o tecto em ripas de madeira, a atestar a antiguidade. Alguns móveis antigos foram recuperados para a função de restauração. A seguir, passado um arco e a caminho da cozinha, há uma saleta pequena onde uma única mesa ampla está sempre posta, com as travessas repletas de pastéis de Tentúgal e de queijadas. É ali onde a família tem as suas refeições, mas também ali se pode sentar algum visitante solitário, quando a sala principal está cheia. Tantas vezes ali comi durante os muitos anos em que ali vou, sempre que posso.
Mesas muito bem postas, com toalhas regionais, e serviço muito simpático e competente, que nos pode ajudar na apresentação e escolha daquilo que vamos comer. A carta não é muito extensa, mas as ofertas são tão aliciantes, que por vezes é difícil escolher. No vale do Mondego, a criação de patos, sobretudo patos mudos, é muito popular e tradicional, e é com matéria prima de muita qualidade que nesta Casa Arménio se servem vários pratos deste animal. Mas antes disso começa-se com um cestinho de pão de trigo e óptima broa de milho, mais azeitonas bem temperadas. Não se pode passar sem experimentar as deliciosas pataniscas de bacalhau e uns soberbos pasteis de massa tenra, fofinhos e de recheio saboroso, algo que tem desaparecido da restauração em geral, mas que na Casa Arménio se mantêm na tradição da família. Depois é a canja de pato que nos aquece o estômago, deliciosa. Mas há outras sopas, como a sopa de hortos, a sopa da aldeia e a sopa de cebola. Na cozinha, o forno de lenha está sempre preparado para trabalhar algumas das carnes.
Dois pratos são reis neste espaço. A galinha e o pato assados no forno. Tostadinhos, de pele crocante mas húmidos por dentro, muito bem temperados, uma maravilha. Também há deliciosas cabidelas, que podem ser de galinha, de pato e de coelho, sempre preparadas com arroz carolino ali do vale do Mondego, muito nosso, fantástico. Há vitela e porco assados no forno, alguns pratos de bacalhau que também se recomendam, e uns curiosos borrachinhos de cebolada, só por encomenda.
A carta de vinhos é bastante interessante, até porque tenta ter vinhos de todas as regiões do país. Para sobremesa não há dúvidas, pasteis e queijadas de Tentúgal, absolutamente soberbos. E que até se podem comprar e levar para casa, em caixinhas apropriadas.
Depois, vale a pena visitar alguns dos pauis que existem naquela região, com muitas espécies de aves que ali nidificam ou que por ali passam em trânsito para outras regiões, ou então ir mais á frente, já na Figueira da Foz, e visitar as magníficas salinas e comprar sal marinho genuíno.