A Wine&Soul, projeto do casal de enólogos Sandra Tavares e Jorge Serôdio Borges, acaba de ser pontuada com distinção na principal revista sueca de vinhos, a Livets Goda. Na 146º edição desta publicação, o Pintas Porto Vintage 2018 obteve 97 pontos, tendo sido dos vinhos com maior destaque.
Nesta edição, onde o Douro e os Vintage Port dos seus produtores obtiveram um grande reconhecimento, o Pintas Porto Vintageobteve críticas de excelência, tal como a sua pontuação. Para a publicação, o casal de enólogos continua a produzir um Porto Vintage com um estilo magnífico.
Este vinho tem origem numa vinha velha, com mais de 88 anos e com cerca de 40 castas autóctones do Douro, situada no Vale do Rio Pinhão. Na colheita de 2018, as uvas devidamente selecionadas fermentaram em lagar com pisa a pé. O estágio decorreu em Tonel durante 19 meses. O Pintas Porto Vintage 2018 apresenta uma bonita cor púrpura, notas frescas de amora, cassis e violetas. Na boca predominam taninos tensos e definidos, uma excelente concentração e frescura com fruta bem madura.
Fundada em 2001 pelo casal de enólogos, a Wine & Soul tem elaborado alguns dos vinhos de maior reconhecimento no Douro. Em 2019, o Pintas Porto Vintage 2017, 10ª declaração vintage da Wine&Soul, foi premiado com 97-99 pontos na escala do prestigiado crítico americano Robert Parker. Mark Squires, o provador de vinhos portugueses da equipa da Robert Parker Wine Advocate, revelou a pontuação do Pintas Porto Vintage 2017, num artigo de 11 de Julho intitulado de ‘Portugal: The 2017 Ports – The Freak Vintage Comes Through’. Squires afirma que o Pintas Porto Vintage 2017 ‘parece ser o melhor de todos os seus Vintages, e que está neste momento a querer dizer algo na história do produtor’. No artigo de outubro de 2020, Mark Squires premiou com 97 pontos o Pintas Porto Vintage 2018, tendo sido o vinho que obteve a pontuação mais alta na prova do critico. Mark Squires afirmou: “Parece-me outro excelente Porto deste produtor, um dos melhores 2018 até agora”.

Pintas Porto Vintage 2018 – P.V.P. aproximado – 70,00 €