A Wine&Soul, projeto do casal de enólogos Sandra Tavares e Jorge Serôdio Borges, acaba de apresentar a sua 11ª declaração vintage com o icónico Pintas Porto Vintage 2018, que dispõe de uma produção limitada de 2000 garrafas. Para o casal, o reconhecimento internacional que têm recebido nos últimos anos vem reforçar o caminho e a aposta na produção de vinho do Porto.
O Pintas Porto Vintage da Wine & Soul tem origem numa vinha velha, com mais de 88 anos e com cerca de 40 castas autóctones do Douro, situada no Vale do Rio Pinhão. Na colheita de 2018, as uvas devidamente selecionadas fermentaram em lagar com pisa a pé. O estágio decorreu em Tonel durante 19 meses. O Pintas Porto Vintage 2018 apresenta uma bonita cor púrpura, notas frescas de amora, cassis e violetas. Na boca predominam taninos tensos e
definidos, uma excelente concentração e frescura com fruta bem madura.
Fundada em 2001 pelo casal de enólogos, a Wine & Soul tem elaborado alguns dos vinhos de maior reconhecimento no Douro. Em 2019, o Pintas Porto Vintage 2017, 10ª declaração vintage da Wine&Soul, foi premiado com 97-99 pontos na escala do prestigiado crítico americano Robert Parker. Mark Squires, o provador de vinhos portugueses da equipa da Robert Parker Wine Advocate, revelou a pontuação do Pintas Porto Vintage 2017, num artigo de 11 de Julho intitulado de ‘Portugal: The 2017 Ports – The Freak Vintage Comes Through’. Squires afirma que o Pintas Porto Vintage 2017 ‘parece ser o melhor de todos os seus Vintages, e que está neste momento a querer dizer algo na história do produtor’.

Pintas Porto Vintage 2018 – P.V.P. aproximado – 70,00 €
SOBRE WINE&SOUL
Em 2001 começou a aventura de Sandra Tavares da Silva e Jorge Serôdio Borges. Este jovem casal no início não tinha vinhas nem vinho, mas um sonho comum, um projecto pessoal ao qual se dedicaram de corpo e alma. O nome Wine & Soul é a consequência da sua paixão e entrega total ao vinho. Desde o início que o trabalho desta empresa se foca numa incansável procura por vinhas excepcionais no vale do Pinhão, o coração histórico dos grandes vinhos do Porto, e dar-lhes voz. A sua primeira criação foi um vinho, de nome Pintas, inspirado no irrequieto pointer do casal. Aquele que era no início um vinho de garagem é hoje a imagem da história e tradição durienses, fazendo uso de uvas de vinhas velhas com mais de 30 castas misturadas. Nele a grandeza, amplitude e riqueza desta região encontram uma fiel representação. Mais tarde chegaram o Pintas Character, o branco Guru, o Porto Vintage Pintas e o extraordinário Vinho do Porto 5G. Este último resulta de um lote de vinhos muito velhos, alguns dos quais com mais de cem anos de idade. Em 2009 nascem, sob a gerência total do casal Jorge e Sandra, os vinhos da famosa Quinta da Manoella, uma propriedade vinhateira fundada em 1838 e explorada há cinco gerações pela família Serôdio Borges, onde vinhas com mais de cem anos de idade vigoram lado a lado com vinhas jovens de 30 anos e algumas ainda mais recentes. O Quinta da Manoella Vinhas Velhas afirmou-se de imediato como um dos grandes vinhos do Douro. Com este repertório, a Wine & Soul tornou-se a imagem do Douro moderno: um Douro em que a natureza e a personalidade de cada vinha falam mais alto. Com intervenções mínimas durante a vinificação, é o seu terroir único, que cada ano agrícola molda a seu gosto, que determina a expressão de cada vinho. Sandra e Jorge acreditam na força da aliança entre o Vinho do Porto e do Douro, e nela empenham o seu trabalho. Hoje a Wine & Soul e os seus vinhos são a prova viva de que as vinhas tradicionais de onde nascem os grandes Vintage são igualmente capazes de produzir grandes vinhos do Douro.
