Para assinalar este marco histórico a marca vai lançar as últimas 350 garrafas do Porto Vintage 1960 para venda ao público
Fundada em 1670, a Warre´s – marca gerida pela Symington Family Estates, produtora de vinhos na Região Demarcada do Douro desde o século XIX – celebra este ano o seu 350º aniversário. Como forma de assinalar este momento histórico, a marca vai lançar 350 garrafas do seu Porto Vintage 1960, as últimas a serem disponibilizadas para venda ao público pela Warre’s. Com origem na Quinta do Retiro, e depois de guardado ao longo de 60 anos em perfeitas condições, este Porto Vintage está entre os melhores exemplos de declarações clássicas do século XX, tendo agora atingido o seu auge.
A celebração dos 350 anos vai também estender-se a outros dois vinhos de referência da marca, com um rótulo que faz uma menção especial a este aniversário. São eles o Warre’s Warrior – que detém o título de marca registada mais antiga de vinho do Porto exportada de forma ininterrupta desde meados da década de 1750 – e o Warre’s Bottle-Aged Late Bottled Vintage – que se distingue da maioria dos Portos LBV por ser envelhecido em garrafa, vários anos antes de ser colocado no mercado.
Empresa com registo mais antigo em Portugal ainda a operar
Desde sempre de propriedade familiar, a Warre’s foi a primeira empresa de vinho do Porto de origem britânica estabelecida em Portugal, sendo a mais antiga empresa registada no país ainda a operar nos dias de hoje, e também uma das mais antigas na Europa. A Warre’s é sinónimo da própria história dos britânicos no Porto: durante a Guerra Peninsular, a maioria dos exportadores de vinho do Porto estrangeiros abandonaram a cidade, mas William Warre (membro da família de exportadores de vinho do Porto) juntou-se ao exército do Duque de Wellington e lutou para libertar Portugal dos franceses, tendo sido inclusive condecorado pela sua valentia.
A marca deu início à tradição de envelhecer os vinhos do Porto no clima marítimo e fresco de Vila Nova de Gaia, construindo aí um armazém no início do século XVIII. George Warre foi um dos primeiros mercadores de vinho do Porto a fazer importantes aquisições de vinhas no vale do Douro na década de 1890, comprando três importantes quintas, duas das quais ainda na posse da Symington Family Estates. A ligação à família dá-se em 1905, quando Andrew James Symington e sua mulher anglo-portuguesa, cujos antepassados já exportavam vinho do Porto desde 1652, se tornaram sócios da Warre’s. Em meados da década de 1960, a família Warre vendeu as suas participações aos Symington, que passaram a ser os únicos proprietários da empresa.
Mais recentemente, em 1999, a Warre’s lançou o Otima, um Porto Tawny 10 Anos. Comercializado numa elegante e moderna garrafa de vidro transparente, foi a primeira vez que o vinho do Porto foi apresentado desta forma. Tendo o seu sucesso junto do público comprovado, o Otima é símbolo de uma nova abordagem e dinâmica no setor dos Vinhos do Porto. Em Portugal, a Warre’s é distribuída pela Portfolio Vinhos.
Johnny Symington, presidente da Symington Family Estates, comenta: “Estamos extremamente orgulhosos de comemorar o 350.º aniversário da Warre’s: três gerações da minha família trabalharam com os Warre até estes decidirem regressar ao Reino Unido. Demos continuidade a uma grande tradição que remonta a 1670. Este marco incrível é um momento para refletirmos sobre o nosso legado e unicidade como empresa familiar. Celebramos também a aliança entre Portugal e Inglaterra, a mais antiga na história, e que tem sido uma parte importantíssima na história do vinho do Porto”.
Sobre a Symington Family Estates
Os Symington, de ascendência escocesa, inglesa e portuguesa, são produtores de vinho do Porto no norte de Portugal, desde 1882. Há cinco gerações que conjugam a sua paixão de produzir vinhos, em especial vinhos do Porto, de elevada qualidade com o seu forte compromisso com a região e as suas pessoas. Hoje, dez membros da família Symington trabalham nas suas quatro famosas casas de vinho do Porto – Graham’s, Cockburn’s, Dow’s e Warre’s –, bem como nos seus projetos de vinhos do Douro: Quinta do Vesúvio, Quinta do Ataíde, Altano, Prats & Symington (Chryseia) e, o seu mais recente, Quinta da Fonte Souto, no Alto Alentejo. A Symington Family Estates é um dos principais produtores de Portos premium e a família é a principal proprietária de vinhas no Douro, com 26 quintas a perfazer 2.420 hectares, dos quais 1.114 de vinha. As vinhas são geridas sob princípios de sustentabilidade, sendo que 130 hectares têm certificação biológica – a maior área de vinha biológica no Douro. A família tem efetuado investimentos significativos em I&D na viticultura, para adaptação às alterações climáticas, e promove um ambicioso plano de sustentabilidade denominado ‘Missão 2025’, que integra um conjunto de metas. Em 2019, a empresa alcançou a certificação B Corporation, tornando-se na primeira empresa de vinhos em Portugal a dar este importante passo, juntando-se a uma comunidade global empresarial auditada segundo os mais elevados padrões de responsabilidade social e ambiental, com o compromisso de usar o negócio como uma força para o bem.