Uma iniciativa do ‘Mosteiro de Emoções’ que será apresentada no dia 17 de abril, pelas 16 horas, no Porto Welcome Center
Carnes, vinho, ervas condimentares, compotas, mel e licores, partilharão a mesa de três restaurantes nortenhos, para promover a gastronomia cabeceirense, contando com a criatividade dos Chefs António Loureiro, Paula Peliteiro e António Costa.
No dia 17 de abril, pelas 16h00, será feita a apresentação da iniciativa, pelo Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, pelo Vice Presidente da Turismo do Porto e Norte, Inácio Ribeiro e por Anabela Ramos, especialista em gastronomia conventual. A sessão incluirá uma degustação de produtos tradicionais da mesa de Cabeceiras e de tradição gastronómica beneditina.
Serão três os momentos em que profissionais e dirigentes de turismo, críticos gastronómicos, empresários de restauração e hotelaria, comunicação social e influencers, se sentarão à Mesa de Cabeceiras. A iniciativa, que integra o programa cultural ‘Mosteiro de Emoções’, será apresentada no dia 17 de abril, nas instalações do Porto Welcome Center (sito na Praça de Almeida Garrett 27, Porto), pelas 16 horas e contará com a presença do Senhor Presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, e do Presidente da Entidade de Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins.
Esta experiência de contacto com produtos endógenos das terras de Basto será combinada com as influências dos saberes e sabores beneditinos e com a criatividade dos Chefs convidados para os eventos.
Um saboroso roteiro que terá início no dia 14 de maio, pela mão do Chef António Loureiro, na sua “Cozinha”, recentemente galardoado com uma estrela Michelin. À mesa, os convivas irão apreciar e debater o conceito de sustentabilidade no prato.
No dia 21 de maio, Cabeceiras de Basto viajará até Braga, para se sentar à mesa do “Ignácio”, um dos ícones da restauração minhota. Caberá à Chef Paula Peliteiro responder ao desafio de fundir conceitos gastronómicos com “Ideias à Prova”.
A 18 de junho, a paragem será no restaurante da Fundação AEP, onde o Chef António Costa, com o apoio da PRO.VAR, reunirá à mesa desta instituição centenária os sabores e os saberes de um negócio indispensável à economia.
‘MOSTEIRO DE EMOÇÕES’
O programa ‘Mosteiro de Emoções’ tem como elemento central o Mosteiro de S. Miguel de Refojos, magnífico monumento beneditino em Cabeceiras de Basto. Dirigido a um público diversificado, o programa desenvolve-se em três eixos temáticos Cultura/Artes Performativas, Gastronomia/Sabores e Saúde e Bem-Estar que aliam a itinerância, a combinação e a diversidade. Este vasto programa cultural estende-se até julho deste ano e assenta em parcerias alargadas que vão desde as instituições locais a diversas entidades regionais e nacionais.
Pretendendo ser um importante motor de dinamização cultural, contempla iniciativas culturais e artísticas diversas, das artes plásticas às artes performativas, da literatura às atividades holísticas e ao artesanato, privilegiando, ainda, manifestações de divulgação histórica, patrimonial e gastronómica. Todas estas atividades decorrem sob diversos formatos: exposições, concertos, concursos, mostras, festivais, provas e degustações, workshops, tertúlias, master-classes e visitas, dirigidas a públicos distintos e potenciais visitantes, turistas e parceiros. As atividades têm decorrido preferencialmente em locais simbólicos do Município, especialmente no Mosteiro de S. Miguel de Refojos, mas também em espaços culturais, escolas e universidades, associações e clubes culturais de Cabeceiras de Basto ou de municípios estratégicos e vizinhos.
Trata-se de um programa cultural que resulta de uma candidatura a fundos comunitários designada ‘Mosteiro de S. Miguel de Refojos, Património Cultural Ímpar’, através do NORTE 2020, e que integra, para além de um conjunto de ações materiais, obras de reabilitação de coberturas e fachadas do Mosteiro e requalificação da antiga livraria beneditina, um programa cultural que se materializa em múltiplas manifestações artísticas, de exaltação do património, tradição e história.
O programa cultural ‘Mosteiro de Emoções’ desenvolver-se-á até julho de 2019 e integra 23 atividades. Especial destaque para o envolvimento de inúmeros parceiros de Cabeceiras de Basto, desde a comunidade educativa, empreendedores locais, passando pelo movimento associativo e outras instituições do concelho, mas também parceiros externos como universidades, escolas profissionais, orquestras, cooperativas, empresas de dinamização cultural, entre outros.
O Mosteiro de S. Miguel de Refojos continuará a atrair e a seduzir cada vez mais visitantes e turistas, levando o nome de Cabeceiras de Basto bem longe e, dessa forma, contribuirá também para o aumento do prestígio e da imagem de Cabeceiras de Basto.
Dos três eixos temáticos – Cultura/Artes Performativas, Gastronomia/Sabores e Saúde e Bem-Estar – que continuará a contar com o envolvimento de muitos parceiros, ao longo dos próximos meses, destaque para as iniciativas: ‘Sebenta do Património’; a ‘Noite das mil e uma histórias’; o Seminário Internacional ‘Ora et Labora”; Festival Ibérico de Canto Gregoriano; a ‘Mesa de Cabeceiras’; Dá lã um abraço ao Mosteiro”; o ‘Encontro Holístico’, entre muitos outros.
PROGRAMA 2019
ABRIL
17 de abril |
Mesa de Cabeceiras
Apresentação
Local: Porto Welcome Center
29 abril a 4 maio
Residência artística – Fotografia
Local: Cabeceiras de Basto
Exposição e mesa redonda (data e local a definir)
MAIO
3 maio (sexta-feira) | 17h30
Concurso Ilustração Infantil
Workshop: Ilustração Infantil
Ilustradora: Zaira Costa
Local: Casa do Tempo
10 maio (sexta-feira | 17h30
Concurso de Ilustração Infantil
Inauguração da exposição e entrega de prémios
Local: Casa da Cultura
14 de maio
À Mesa de Cabeceiras com o Chef António Loureiro
Local: “Cozinha”
17 maio (sexta-feira) | 18h00
Comemoração do Dia Internacional dos Museus
Ciclo Formativo
Workshop: Marketing dos Museus e artes criativas contemporâneas
Oradores. Dr. André Morais e Dra. Adriana Henriques
Local: Museu das Terras de Basto
18 maio (sábado)
De Licor e Salteado – Mostra de Sabores Beneditinos
09h30 | Mostra de Sabores /
10h00 | Alimentação Beneditina – Anabela Ramos
11h00 | Brunch conventual
14h00 | Workshop: Doces Beneditinos
16h30 | degustação de Doces Beneditinos
Local: Mosteiro de S. Miguel de Refojos – Câmara Municipal
18 maio (sábado)
Doce Cabeceirense
14h00 | Entrega dos trabalhos e avaliação
Local: Mosteiro de S. Miguel de Refojos – Câmara Municipal
21 de maio
À mesa de Cabeceiras com a Chef Paula Peliteiro
Local: “Ignácio”
23 maio (quinta-feira) | 15h30
O Futuro Visita o Passado – Ciclo de Tertúlias
Tertúlia: Turismo de Saberes e Sabores
Local: Casa do Tempo
JUNHO
2 junho (domingo) | 21h30
Sons do Silêncio – A Música e o Barroco
“Sete obras, sete flautas, um flautista”
Concerto comentado – Pedro Sousa Silva
Local: Igreja dos Clérigos – Porto
3 junho (segunda-feira) | 10h00
Comemoração do Dia Mundial da Criança
Dá LÃ um Abraço ao Mosteiro
Local: Mosteiro de S. Miguel de Refojos
6 junho (quinta-feira) | 10h00
Exposições Temáticas
Inuaguração de Exposição
Miguel Louro – Monges/Rostos
Local: Casa do Tempo
6 e 7 de junho (quinta e sexta-feira) | a partir das 10h30
Encontro Internacional “Ora et Labora”
IV Seminário
Local: Casa do Tempo
6 junho (quinta-feira) | 21h30
Festival Ibérico de Canto Gregoriano
Concerto: Grupo Aeternus Cantabile
Local: Mosteiro de S. Miguel de Refojos – Claustros
15 junho (sábado) | 9h00
Encontro de Viajantes Históricos
Momento holibasto / Roteiro holístico
Projeto Raízes
Local: Concentração no Mosteiro de S. Miguel de Refojos
18 de junho
À Mesa de Cabeceiras com o Chef António Costa
Local: Restaurante da Fundação AEP
26 junho ( quarta-feira) | 21h30
O Futuro Visita o Passado – Ciclo de Tertúlias
Tertúlia: Educação Patrimonial
Local: Casa do Tempo
data: a definir
Mesa de Cabeceiras
Degustação
Local: a definir
JULHO
Data: a definir
ExposiçãoTemática
Local: Porto
7 julho (domingo) | 18h30
Sons do Silêncio
Concerto pedagógico comentado
Pedro Alexandre Sousa e Silva | Ricardo Leitão Pedro
Local: Mosteiro de S. Miguel de Refojos
21 julho (domingo) | 18h30
Sons do Silêncio
Concerto pedagógico comentado
Pedro Alexandre Sousa e Silva | Ricardo Leitão Pedro
Local: Mosteiro de S. Miguel de Refojos