Figurino do Douro fica num local pouco conhecido, por vezes apenas de passagem para quem vai a Entre-os-Rios, é surpreendente pela qualidade que apresenta. A começar pela vista soberba sobre o rio Douro, que faz do restaurante também um local de repouso, a apreciar a tranquilidade do rio. Com amplo parque de estacionamento, é um espaço com duas salas diferentes. A sala da entrada, com algumas mesas, comporta o grande balcão e o grelhador de brasas sempre vivas, por onde passam produtos vários, entre peixe e carne. A sala principal é ainda mais ampla e cheia de luz natural, que entra por enorme vidraça, parecendo deixar o rio entrar também.
Amesendação impecável, até no cuidado dos copos de qualidade, a apoiar uma carta de vinhos muito interessante, sempre a evoluir. O serviço, dirigido pelo proprietário, é competente, atencioso e simpático. Para a mesa vem pão, tostas e broa, rissois e croquetes quentinhos, pimentos padron e polvo á galega tenro e saboroso.
Duma ementa bem montada, com pratos tradicionais e outros inovadores, apreciou-se um folhado de bacalhau muito crocante na companhia de tagliatelle cremoso e um costeletão de boi na brasa, bem churrascado, saboroso, tenro, com batata frita estaladiça e legumes salteados. Mas há mais propostas tentadoras, como uns deliciosos filetes de pescada, polvo no forno de grande gabarito, bacalhau na brasa ou gratinado com amêndoas e um completo arroz de tamboril com gambas.
Nas carnes o bife do lombo, lombinhos de porco bísaro e um enorme naco de vitela na brasa. Por encomenda o galo pica no chão de cabidela e o cabritinho assado no forno, muito completo.
E já não conseguimos ir á sobremesa…