É uma lufada de ar fresco na Meda, este Mercado, que ocupa instalações mesmo ao lado do mercado municipal da cidade. É um bom exemplo de muitos espaços a servir óptima comida no interior do país, a tratar muito bem os produtos regionais, que merecem ser descobertos, aprecidos e divulgados.
Á entrada é o balcão de serventia, onde também se pode beber um copo e trincar uma bucha, seguido da sala, sobre o comprido, bem decorada, em tons mornos, com alguns apetrechos pelas paredes. Mesas postas com simplicidade e serviço familiar a cargo de pai e filho, enquanto a mãe está na cozinha a tratar de nós.
Junto ao balcão, numa lousa, a ementa de petiscos e as cervejas disponíveis. Na ementa, além dos pratos, uma boa carta de petiscos também. Pão regional delicioso e umas azeitonas britadas, que por ali também são conhecidas por alcaparras, fantásticas. Sopa do dia, salada, pimentos padrón, peixinhos de escabeche, morcela da Guarda e alheira grelhadas, ambas excelentes e asas de frango.
E as tábuas de queijos, chouriço e presunto, muito bem apresentadas. Nos pratos principais imperam as carnes, grelhadas na brasa no ponto. Lombinho de porco, ananás e batata frita, nacos de vazia de vitela, batatas torradas e legumes salteados, picanha, batata frita, arroz e feijão preto, vazia de vitela, batata frita, ovo estrelado e presunto e a enorme posta de vitela, batatas torradas e legumes salteados. A carne é toda de muito boa qualidade e é grelhada como deve ser, bem marcada mas mal passada, preservando todos os sucos, tenra e muito saborosa. A posta de vitela vem com o tradicional molho da posta Mirandesa, com bastante azeite e toque precioso de vinagre, uma maravilha.
Fecha-se com leite creme, arroz doce, panacotta, bolo de chocolate e queijo com doce.
Duma carta de vinhos bem apetrechada, com muitos vinhos da região, os vinhos são sempre muito bem servidos, com conhecimento.
Um local a visitar sempre que for possível…