Liderado pelo proprietário, o senhor António Carvalho, que é também o cozinheiro, este Brasão transformou-se ao longo dos anos numa das referências de toda uma vasta região entre Felgueiras, Paços de Ferreira, Amarante e Lixa, mas onde vão muitos e muitos clientes de muito mais longe, atraídos pela qualidade daquilo que sai da cozinha e das mãos do senhor Carvalho. Situa-se perto de Felgueiras, na Refontoura, e o acesso é muito fácil através das auto-estradas A41 e A42 e tem bastante espaço para estacionar. Apresenta-se uma sala ampla e espaçosa, com a figura tutelar do senhor Carvalho numa enorme fotografia a receber-nos. Ao fundo um pequeno balcão, que inclui um escaparate do peixe fresco que vem de Matosinhos, e a cozinha logo ao lado.
A seguir ao balcão há uma sala, utilizada para serviços, havendo ainda outra sala, ao lado da entrada, para quando a sala principal enche, o que é vulgar aos fins-de-semana. O senhor Carvalho vai entrando e saindo da cozinha, nunca abandonando a liderança dos fogões, mas não deixando de vir saudar os clientes, muitos dos quais são já bons amigos. As mesas são muito bem postas, confortáveis, e o serviço, a cargo de gente jovem, é simpático, atencioso e sempre solícito.
Pão, broa e uma azeitonas muito bem temperadas, para nos preparar para o que vem a seguir: bolinhos de bacalhau, pataniscas de bacalhau, queijo, presunto e salpicão muito bons. Podem aparecer umas lulas enormes grelhadas e fatiadas com muito azeite, umas costeletinhas de cabrito ou um pratinho de bacalhau à espanhola, só para petiscar. Uma das referências da casa é uma descomunal sopa de pargo (ou garoupa, ou outro peixe gordo do dia) que é um verdadeiro hino ao mar e ao bom gosto, caldo cremoso, bem ligado, nacos generosos do peixe e ervinhas aromáticas a dar o toque precioso a todo o conjunto, que é por si uma refeição completa!

Na sua época é muito apreciada a lampreia à bordalesa. Há filetes de pescada com salada russa, por vezes aparecem petingas ou carapauzinhos fritos e não faltam as receitas tradicionais de bacalhau. Mas o bacalhau à Brasão, que é a versão do senhor Carvalho do bacalhau à Zé do Pipo, é fantástico, merece só por si uma visita e já foi premiado várias vezes.

Nas carnes, para além dum bife como deve ser, há, à quarta-feira, outro dos pratos emblemáticos da casa, a costela de boi no bafo. É um naco enorme das costelas de boi, temperado com simplicidade, e que vai ser cozinhado lentamente, num misto de grelhado e assado, dando-lhe a gordura abundante e a humidade necessária, e que é fatiado à vista do cliente, ainda a fumegar, servido na companhia doutro dos ex-libris da casa, o arroz de forno em tacho de ferro. E é simplesmente delicioso. Por fim, aquilo que traz ao Brasão muita gente ao fim-de-semana, o cabrito do monte assado o forno, com batatinha assada, legumes salteados e o tal arrozinho…
Duma lista de sobremesas variadas, há um queque de cenoura que é confeccionado na ocasião e que nos leva ao céu! A garrafeira é vasta, com ofertas de várias regiões do país e o senhor Carvalho tem uma das maiores e melhores coleções de aguardentes que conheço.
Não se resiste a um pedacinho da perfeição a acompanhar o café. Eu, volto ao Brasão sempre que posso.
Morada: Rua da Liberdade, nº 4082, 4610-680 Felgueiras
Telefone: 255 336 118