O Farela é um dos mais conhecidos restaurantes de Penafiel. Depois de o visitarmos e provarmos vários pratos da sua ementa, entendemos porquê. Numa simpática zona residencial, ocupa o rés-do-chão duma casa moderna, com a sala ampla e um balcão de serventia logo à entrada, à direita. A sala é espaçosa, muito bem decorada, com mesas muito bem postas. Serviço atencioso, simpático, comandado pelo proprietário da casa, estando a proprietária a comandar a cozinha com mestria. Um casal apaixonado por aquilo que faz, que é preparar e servir óptima comida tradicional portuguesa. Lá fora, para usufruir pelo bom tempo, uma belíssima esplanada constituída por dois terraços, um ao lado e outro atrás, com guarda-sóis enormes.
Para a mesa vem pão e azeitonas, presunto fatiado fininho de grande qualidade, pataniscas de bacalhau, cogumelos recheados e mais algumas coisas que variam de dia para dia. A sopa de legumes recomenda-se. Há filetes de pescada com molho de marisco, filetes de polvo tenrinhos, polvo à lagareiro e arroz de polvo e há um polvo assado no forno, afogado em azeite, divinal, na companhia de batata assada e um arroz de polvo que também vai ao forno, escurinho e apaladado. Não faltam as várias confecções de bacalhau, de grande qualidade, demolhado no ponto, daquele que lasca à primeira pressão do garfo. Pode ser à Farela, que é uma versão de bacalhau com broa muito bem preparado, com batatinhas a murro preciosas, pode ser à Zita, à pescador, à pedreiro, com arroz de feijão ou mesmo à lagareiro.
Nas carnes os assados no forno de lenha são muito apreciados, sobretudo a vitela e o cabrito, este ao domingo ou por encomenda, mas que se recomenda. Na companhia de arrozinho e batata assada. Tempero tradicional, assadura com tempo, uma maravilha. E pode mesmo aparecer um misto de carnes assadas no forno. Também a curiosidade de terem uma boa oferta de pratos confeccionados com carne cachena, oriunda da zona dos Arcos de Valdevez e certificada pelo World Slow Food. Aqui no Farela pode ser servida em saborosos medalhões, deliciosos. Mas há também vários tipos de bifes e há lombinhos de vitela grelhados com batata frita às rodelas. Ainda as costeletas de borrego, de porco e de vitela, e um delicioso arroz de pato, dos autênticos. Uma última curiosidade para a utilização do feijão terrestre, também certificado pelo World Slow Food, que entra na confecção de deliciosos arrozes caldosos, daqueles que nos ficam na memória…
A doçaria feita na casa é sempre tentadora. O bolo de laranja e cenoura já é uma referência e aparecem muitas vezes os beijinhos de amor da região.
Na última visita beberam-se dois vinhos e um espumante das Caves S. Domingos que estiveram à altura.
Está-se bem neste Farela…