Num pequeno lugar chamado Alentém (Trovoada), pertencente ao concelho de Lousada, muito perto da Aparecida, está esta Adega O Matias. O proprietário, o Sr. Matias, tem no seu grupo de trabalho a mulher, que comanda a cozinha com simplicidade e sabedoria, e os filhos na sala, a espalhar simplicidade e simpatia por todo o lado. Em cima é o café e em baixo as duas salas (a que se junta uma esplanada para os calores do verão). Mesas simples e bancos corridos, muito asseio, um enorme balcão de serventia por detrás do qual está o instrumento principal da casa, um enorme forno com as brasas sempre acesas, para trabalhar como deve ser os vários grelhados da casa.
Lá dentro, na cozinha, os fogões fazem o resto, embora normalmente só por encomenda. Poder ser um bacalhau assado no forno, um galo estufado à moda da aldeia, umas tripas à moda do Porto que aparecem sempre ao sábado ou um descomunal cozido à portuguesa que se prepara apenas no inverno. Para a mesa vem logo broa saborosa e pão de Padronelo, também conhecido por pão dos quatro cantos, que chega diariamente, às vezes ainda morno. E umas azeitonas deliciosas! Com entradas podem aparecer petingas fritas, pataniscas de bacalhau, salada de feijão frade, alheira tostadinha ou chouriço sacrificado na brasa. Nunca falta uma sopa de legumes da aldeia, com os legumes da época. Por vezes não resisto e como duas sopas…
Depois é a excelência do bacalhau, de posta alta bem demolhada, grelhada na brasa lentamente, com as lascas a desfazerem-se facilmente e a escorregarem no azeite abundante, na companhia de rodelas tenrinhas de cebola crua e de batatas cozidas dum paladar fantástico!! O mesmo bacalhau também pode ser frito, encimado de cebolada abundante, na companhia das tais batatas mas desta vez fritas às rodelas grossas, a deixarem embeber-se no molho consistente.
Na caneca de loiça branca já escorre o verde tinto, de grande qualidade. O coelho aparece também na versão grelhado na brasa, cortado aos bocadinhos e regado com um molho com alho e toque certo de picante, na companhia da mesma batata, agora frita aos palitos finos, entre o mole interior e o crocante exterior. Excelentes! Outro prato que é famoso na casa é a posta de vitela grelhada e fatiada, na companhia da mesma batata frita. Há sempre uma boa salada de alface, cebola e tomate e uns pimentos curtidos deliciosos.
Fruta da época, maçã assada e alguma doçaria da casa, a que se juntam os beijinhos de amor tradicionais da região, fecham um repasto que nos consola. Para ajudar a digestão, um bagacinho tratado em casco de madeira. Ai! Não!!
Rua da Trovoada, 238
4620-822 Vilar do Torno e Alentém – Lousada
Telefone: 255 821 287
Fecha aos domingos e feriados.