O José António e a Palmira são um casal que conheço há muitos anos, ainda do tempo em que o seu restaurante Bocados era uma cervejaria, com dezenas de marcas de cervejas de todo o mundo. Quando ainda não havia a febre das cervejas artesanais… Hoje, o Bocados é uma referência da culinária minhota, com algumas incursões noutras áreas, onde a visão do Zé António e as mãos de fada da Palmira fazem toda a diferença. Ali tanto se aprecia um genuíno arroz de sarrabulho, como uma barriga de porco com mel e endívidas caramelizadas. Mas já lá vamos.

Este Bocados está numa zona rural de Ponte de Lima, fora do roteiro tradicional da vila, numa das saídas, logo a seguir à Escola Profissional de Agricultura, no Lugar dos Carreiros, Arca. A cinco minutos do centro de Ponte de Lima, estamos noutro mundo. É uma vivenda térrea que nos recebe e que só tem a placa com o nome há muito pouco tempo, que ali a discrição é uma das regras da casa. Atravessa-se um enorme e lindíssimo jardim até chegar à casa. Pelo bom tempo podemos mesmo comer cá fora, usufruindo de todo aquele sossego. Lá dentro é uma sala muito acolhedora, bem decorada, onde sobressaem as enormes fotografias a preto e branco, com uma grande superfície envidraçada a deixar entrar toda a beleza e tranquilidade do jardim. Num balcão de grandes dimensões estão muitas garrafas de vinho, uma das paixões do Zé António, que os sabe servir com rigor em copos de qualidade. Qualidade que está por todo lado, incluindo na amesendação, com tudo o que se pede para uma óptima refeição. Isso é tratado na perfeição pela Palmira, com o seu bom gosto e experiência.



Para a mesa vem pão e broa e começam a vir entradinhas diversas, como espargos assados com cachaço de porco fumado, bola de alheira e espinafres ou bola de fumados com grelos, figos recheados assados no forno ou escabeche de coelho. Depois há bacalhau à Conde da Arca, polvo em vinho verde tinto, arroz de bacalhau ou arroz de peixe e feijoada do mar, na parte piscícola. Tudo trabalhado com carinho e rigor, de temperos inexcedíveis de bom gosto. Passando para as carnes, um dos pratos emblemáticos da casa é a costela mendinha no forno, mas também o pernil estufado em vinho. Na sua época, a lampreia é muito procurada neste Bocados. Numa das últimas visitas vieram para a mesa punheta de bacalhau, tortilha de presunto e bola de frango para os entreténs. Depois fomos atacados por uns colossais rojões à minhota – carne de porco, beloura, fígado, redenho e tripa enfarinhada, logo acolitados pela excelência do arroz de sarrabulho a sair pelo prato fora, muito bem temperado, apaladado, para comer de olhos fechados.




Não satisfeitos, o Zé António e a Palmira ainda nos brindaram com leite creme com bolacha Maria e pudim caseiro!
Que se pode querer mais?!
Bem-hajam…
Visite o website do Restaurante Bocados
Rua São Mamede de Arca, 89 4990-202 Ponte de Lima
Telefone: 258 942 501